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    Comunidade de Consumo de Apreciação e Sua Dinâmica
    (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, 2017) Quintão, Ronan Torres; Brito, Eliane Pereira Zamith; Belk, Russel W.
    Objetivo: O estudo tem como objetivo identificar e explicar as forças e tensões entre os membros da comunidade de consumo de apreciação e sua dinâmica. Delineamento/metodologia/abordagem: Adotando uma abordagem naturalista de investigação, foi realizada uma extensa pesquisa de campo, observando e entrevistando consumidores e profissionais em cafeterias independentes na América do Norte: Toronto, Montreal, Seattle e Nova York, de agosto de 2013 a julho de 2014. Achados: A pesquisa descreve a comunidade de consumo de apreciação e explica suas forças, que são a educação, a emulação e as tensões entre os membros da comunidade. Originalidade/valor: Nossos resultados explicam o comportamento do consumidor amador e a relação desses amadores com os profissionais e com o público durante suas práticas de consumo. Contribuímos para o avanço do estudo de comunidades de consumo heterogêneas, revelando as tensões entre os membros da comunidade e a produção de capital subcultural e social. Nossa pesquisa contribui para o campo da cultura de consumo, aumentando o conhecimento desse fenômeno social de consumo.
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    The taste transformation ritual in the specialty coffee market
    (Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo, 2017) Quintão, Ronan Torres; Brito, Eliane Pereira Zamith; Belk, Russell W.
    Although the consumer culture field has addressed the role of ritual processes in consumption, no research has yet identified how connoisseur consumers, through ritual practices, establish and manipulate their distinction from other consumers. Drawing on key concepts from ritual theory, this research addresses the role played by ritual in connoisseurship consumption and consumers’ taste. In conducting an ethnographic study on connoisseurship consumption, the first author immersed himself in the North American specialty coffee context—Toronto, Montreal, Seattle, and New York—from August 2013 to July 2014. He used long interviews and participant observation to collect data, which was then interpreted using a hermeneutic approach. We introduce the taste transformation ritual, theorizing the process that converts regular consumers into connoisseur consumers by establishing and reinforcing differences between mass and connoisseurship consumption. We develop a broader theoretical account that builds on consumption ritual and taste formation.