dc.contributor.advisor |
Santos, Antônio Carlos dos |
|
dc.contributor.author |
Silva, Sálvio de Macedo |
|
dc.date.accessioned |
2017-06-06T13:17:30Z |
|
dc.date.available |
2017-06-06T13:17:30Z |
|
dc.date.issued |
1998-10-26 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, S. M. Competitividade do agronegócio do café na região sul de Minas Gerais. 1998. 125 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras. 1998. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://www.sbicafe.ufv.br:80/handle/123456789/8368 |
|
dc.description |
Dissertação de Mestrado defendida na Universidade Federal de Lavras |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho teve como objetivo a análise dos fatores que determinam a competitividade do agribusíness do café na Região Sul do Estado de Minas Gerais. Para este estudo, utilizou-se o modelo denominado "Diamond*, descrito por Michael E. Porter (1993) como sendo um conjunto de quatro determinantes que concorrem para o desenvolvimento da competitividade internacional de determinada indústria: 1) condições de fatores; 2) condições de demanda; 3) competitividade das indústrias correlatas; 4) estratégia, estrutura e rivalidade das empresas. Além destes determinantes considerou-se a influência do acaso e do governo no desenvolvimento do agribusíness do café. Para a realização deste trabalho foram coletados dados em organizações produtivas dos setores de torrefação, exportação e cooperativas de produtores de café. Foram consultados bancos de dados de instituições governamentais e entidades de classe, bem como pesquisadores do agribusíness do café. Os resultados obtidos permitem afirmar que, na região sul de Minas Gerais, os determinantes preconizados por Porter contribuem positivamente para o desenvolvimento da competitividade das organizações do agribusíness do café. Tal fato se infere pela disponibilidade dos fatores de produção na região, além da crescente demanda pelo produto e do crescente nível de exigência por parte dos consumidores no que se refere a qualidade do produto. A busca pela competitividade é intensa e caracterizada pelo desenvolvimento de atividades, como o planejamento estratégico e o treinamento e desenvolvimento de recursos humanos, visando uma melhor atuação mercadológica. Verificou-se a existência entre as empresas, de uma intensa rivalidade, que, muitas vezes, resulta na exclusão das empresas menos consolidadas no mercado. A principal meta das empresas é a conquista do mercado internacional, ator pelo qual se empenham em melhorar a qualidade, o preço e as estratégias de marketing do produto. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This work had as objective the analisys of factors which determine the competitiveness of coffee on region south of lain on Minas Gerais. For this study make use of the model calling "Diamond" describe for Michael E. Porter (1993), how is being one conjunct of four determinants determining which compete at development of intemational competitiveness of determened industry: condition factors; condiction of demand; competitiveness of correlate industries; strategy, structure and rivalry of enterprise. Beyound this determining supposing the influence of chance and of govemment on development of agribusíness of coffee. Towards the realization this work had coUected in productives organizations of sectors of toastings, exportation and cooperative of coffee's farmers. Had consulted data banks of institutions govemaments and emtity of class well as researchers of coffee's agribusíness. This fact inferer itself for available in term of qualitative and quantitative of factors of production on the region, beyond of crescent demand nap product and of crescent levei of exigency by share of customers on which refer itself the quality of product. The search to competitiveness is intense and characheristic and trainning of human resource, is aiming for the more market's acting. Had examinid itself the existence between the enterprise on intens rivalry which many times resulte on exclusion of enterpnses less consolidate on market. The main goal of enterprises is the conquest of intemational market. Factor nap which herself commithid in improve the quality the price and the marketing's strategy of product. |
pt_BR |
dc.format |
125 folhas |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Lavras |
pt_BR |
dc.subject |
Agronegócio |
pt_BR |
dc.subject |
Agribusíness |
pt_BR |
dc.subject |
Competitividade |
pt_BR |
dc.subject |
Economia rural |
pt_BR |
dc.subject |
Comercialização |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Cafeicultura::Economia e política agrícola |
pt_BR |
dc.title |
Competitividade do agronegócio do café na região sul de Minas Gerais |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Competitiveness of coffee agribusíness on south region of Minas Gerais state |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |