Biblioteca do Café

URI permanente desta seçãohttps://sbicafe.ufv.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 48
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeito do silício na intensidade da cercosporiose e na nutrição mineral de mudas de cafeeiro
    (Instituto Biológico, 2011) Botelho, D. M. S.; Pozza, E. A.; Alves, E.; Botelho, C. E.; Pozza, A. A. A; Ribeiro Júnior, P. M.; Souza, P. E. de
    O presente trabalho objetivou estudar o efeito do silício na intensidade da cercosporiose e na nutrição mineral de mudas de cafeeiro. No experimento 1, testou-se seis doses de ácido silícico (0, 0,5; 1; 2; 4 e 6 g kg–1 de solo) em mudas da cultivar Catuaí Vermelho IAC 99 inoculadas com o fungo Cercospora coffeicola. No experimento 2, foram realizadas microanálises de raios-X para a avaliação de nutrientes presentes nas folhas das mudas de cafeeiro das cultivares Topázio MG1190 e Icatu Precoce IAC 3282, inoculadas e não inoculadas com C. coffeicola, com e sem silicato de cálcio (1 g kg-1 de solo). Com o aumento das doses de ácido silícico observou-se redução na área abaixo da curva de progresso do número de lesões por folha (AACPNLF), redução linear nos teores foliares de magnésio e fósforo e aumento nos teores de enxofre e cobre. Os teores foliares de boro apresentaram comportamento quadrático, diminuindo com o aumento das doses de ácido silícico e aumentando a partir da dose de 4 g kg-1 de solo. Em microanálise de raio X, mudas de cafeeiro com cercosporiose apresentam menores picos de potássio e cálcio, independente da cultivar utilizada.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeito de fungicidas triazóis sobre o controle da cercosporiose em mudas de cafeeiro
    (Instituto Biológico, 2011) Patricio, F. R. A.; Braghini, M. T.
    Fungicidas do grupo dos triazóis e suas misturas com inseticidas são convencionalmente empregados para o controle da ferrugem e do bicho mineiro na cultura do cafeeiro. Neste estudo avaliou-se o efeito desses produtos sobre o controle da cercosporiose, causada por Cercospora coffeicola, outra importante doença do cafeeiro. Três experimentos foram realizados em casa de vegetação com mudas de cafeeiro da cultivar Mundo Novo IAC 501, sendo os produtos aplicados na parte aérea e no substrato. Os produtos aplicados na parte aérea foram: epoxiconazol, epoxiconazol + piraclostrobina, tetraconazol, ciproconazol, oxicloreto de cobre, azoxistrobina e carbendazim e no substrato: ciproconazol + tiametoxam, triadimenol + dissulfotom e triadimenol. Testemunhas sem tratamento químico também foram incluídas nos três experimentos. As mudas foram inoculadas com suspensões preparadas com cinco isolados de C. coffeicola (3-4 conídios/mL). A incidência e a severidade da doença foram avaliadas de 20 até 56 dias após as inoculações. Com exceção do oxicloreto de cobre, todos os demais tratamentos foram eficientes no controle da cercosporiose. Os triazóis, com exceção do tetraconazol, apresentaram sintomas reversíveis de fitotoxicidade. Os produtos: ciproconazol + tiametoxam, epoxiconazol + piraclostrobina e carbendazim tiveram os maiores efeitos residuais, e mantiveram o controle da doença por até 56 dias após sua aplica ção. Os triazóis utilizados para o controle da ferrugem também são eficientes para o controle da cercosporiose do cafeeiro.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeito de extratos vegetais no progresso de doenças foliares do cafeeiro orgânico
    (Sociedade Brasileira de Fitopatologia (SBF), 2007-01-18) Santos, Florisvalda S.; Souza, Paulo E.; Resende, Mário L. V.; Pozza, Edson A.; Miranda, Júlio César; Ribeiro Júnior, Pedro M.; Manerba, Felipe C.
    Avaliou-se o efeito da aplicação de extratos vegetais em induzir resistência à ferrugem, à cercosporiose e à mancha de Phoma em cafeeiro orgânico. O ensaio foi instalado em lavoura orgânica em Santo Antônio do Amparo, MG, cultivada com cafeeiros cv. "Acaiá MG-474-19", de quatro anos. Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados com quatro repetições. Os tratamentos foram: 1. Testemunha pulverizada com Viça-café plus® aplicado em dezembro, janeiro e fevereiro; 2. Testemunha pulverizada com água; 3. Extrato aquoso de casca de fruto de café (CFC); 4. Extrato aquoso de folha de café com ferrugem (EFID); 5. Extrato aquoso de lobeira (Solanum lycocarpum) infectada com Crinipellis perniciosa (VLA) e 6. Extrato comercial de biomassa cítrica (Ecolife®). Os cafeeiros foram pulverizados mensalmente de 4 de março a 26 de junho de 2005. CFC e EFID reduziram a incidência da ferrugem, da cercosporiose e da mancha de Phoma comparativamente aos percentuais de doença observados nas testemunhas pulverizadas com água e com Viça-café. CFC reduziu a severidade da cercosporiose em 47%, comparado ao tratamento pulverizado com água. EFID e VLA reduziram a severidade da ferrugem em 31 e 27%. O melhor resultado foi proporcionado pelo EFID ao reduzir em 61% a incidência de Phoma em relação à testemunha pulverizada com água. O produto Ecolife® teve um desempenho intermediário aos melhores tratamentos e às testemunhas. EFID, CFC e VLA levaram a maior acúmulo de lignina nos tecidos foliares, diferenciando-se das testemunhas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Intensidade da cercosporiose em mudas de cafeeiro em função de fontes e doses de silício
    (Sociedade Brasileira de Fitopatologia (SBF), 2005-09-01) Botelho, Deila M. Santos; Pozza, Edson A.; Pozza, Adélia A. A.; Carvalho, Janice G. de; Botelho, Cesar E.; Souza, Paulo E. de
    O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito dos silicatos de cálcio e de sódio sobre a intensidade da cercosporiose (Cercospora coffeicola) em mudas de cafeeiro (Coffea arabica), cultivar Catuaí IAC 99, nas doses 0; 0,32; 0,64; 1,26 g de SiO2.kg-1 de substrato. Foram realizadas cinco avaliações quinzenais nas quais se quantificou o número de plantas doentes, o número de folhas lesionadas por planta, o número de lesões por folha e o número total de lesões por planta. Essas avaliações foram utilizadas para construir a área abaixo da curva de progresso da doença. Ao término das avaliações, foram determinados os teores de macro, micronutrientes, silício e lignina na parte aérea das mudas de cafeeiro. A menor área abaixo da curva de progresso do total de lesões foi obtida com a dose de 0,84 g.kg-1 de silicato de sódio. Observou-se decréscimo linear para área abaixo da curva de progresso do número de plantas doentes e aumento na concentração de lignina nas folhas até a dose de 0,52 g.kg-1 de silicato de sódio, enquanto no caule houve acúmulo de SiO2 até 0,53 g.kg.-1.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeito do silício no controle da cercosporiose em três variedades de cafeeiro
    (Sociedade Brasileira de Fitopatologia (SBF), 2004-04-27) Pozza, Adélia A. A.; Alves, Eduardo; Pozza, Edson A.; Carvalho, Janice G. de; Montanari, Marcelo; Guimarães, Paulo T. G.; Santos, Deila M.
    A cercosporiose do cafeeiro (Coffea arabica), causada por Cercospora coffeicola, é uma das mais importantes doenças na fase de viveiro. O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito da aplicação de silício (1 g de CaSiO3 incorporada em 1 kg do substrato utilizado para encher os tubetes) no controle dessa doença em três variedades de cafeeiro (catuaí, mundo novo e icatú) e, determinar quais os possíveis fatores de resistência associados. As plantas com dois pares de folhas foram inoculadas com suspensão de 1,4 x 10(4) conídios de C. coffeicola por ml. Aos sete meses após a inoculação avaliaram-se a porcentagem de folhas lesionadas e o número total de lesões por planta. Após essa avaliação, retiraram-se amostras das folhas para o estudo em Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e Microanálise de Raios-X (MAX). As plantas da variedade catuaí tratadas com silicato, tiveram redução de 63,2% nas folhas lesionadas e de 43% no total de lesões por planta, em relação à testemunha. A MAX e o mapeamento para Si indicaram distribuição uniforme do elemento em toda a superfície abaxial das folhas de cafeeiro nas três variedades tratadas. Nas folhas das plantas não tratadas, o Si foi raramente encontrado. Nas imagens de MEV também foi observada camada de cera bem desenvolvida na superfície inferior das folhas originárias de todas as plantas tratadas, sendo esta mais espessa em catuaí e rara ou ausente nas não tratadas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Incidência e severidade da cercosporiose do cafeeiro em função do suprimento de potássio e cálcio em solução nutritiva
    (Sociedade Brasileira de Fitopatologia (SBF), 2003-03-28) G. Júnior, Daniel; Pozza, Edson A.; Pozza, Adélia A. A.; Souza, Paulo E.; Carvalho, Janice G.; Balieiro, Alexandre C.
    O objetivo deste trabalho foi avaliar a incidência e a severidade da cercosporiose causada por Cercospora coffeicola em mudas de cafeeiro (Coffea arabica) cultivar Mundo Novo IAC 379-19, em função do suprimento de K e Ca em solução nutritiva. Instalou-se o experimento em DIC, com 16 tratamentos, três repetições e duas plantas por repetição. Utilizou-se esquema fatorial 4 x 4, com quatro doses de K (1, 3, 5 e 7 mmol/l) e quatro níveis de Ca (2, 4, 6 e 8 mmol/l). As mudas foram inoculadas semanalmente, durante 12 semanas, com suspensão de esporos de C. coffeicola na concentração de 15.000 conídios/ml. Foram realizadas sete avaliações quinzenais para a obtenção da área foliar total, número total de folhas e número total de lesões de cada planta. Após as avaliações determinou-se a porcentagem de área foliar lesionada e o peso da matéria seca total. A interação K x Ca influenciou a área abaixo da curva de progresso do total de lesões, do número total de folhas e a porcentagem de área foliar lesionada. As doses de K, isoladamente, influenciaram a matéria seca total, a área foliar total e a área abaixo da curva de progresso da incidência. As doses de Ca, isoladamente, influenciaram apenas a área foliar total e a área abaixo da curva de progresso da incidência.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Antifungal activity using medicinal plant extracts against pathogens of coffee tree
    (Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais, 2011-09-11) Silva, J. L.; Souza, P. E.; Monteiro, F. P.; Freitas, M. L. O.; Silva Júnior, M. B.; Belan, L. L.
    Generally, the medicinal plants have antifungal substances that can be used for the plant protection against phytopathogens. The objective of this study was to know the efficiency of aqueous extracts from medicinal plants against the major etiological agents of coffee tree. The aqueous extracts used were extracted from bulbs of Allium sativum, leaves of Vernonia polysphaera, Cymbopogon citratus, Cymbopogon nardus, Cordia verbenacea, Eucalyptus citriodora, Ricinus communis, Azadirachta indica, Piper hispidinervum and flower buds of Syzygium aromaticum. The etiological agents considered for this study were Cercospora coffeicola, Colletotrichum gloeosporioides, Fusarium oxysporum, Phoma tarda, Rhizoctonia solani and Hemileia vastatrix. The screening for harmful extracts was done based on mycelial growth and conidial germination inhibition. All experiments performed were in vitro conditions. The inhibition of mycelial growth was performed mixing the extracts with the PDA. This mixture was poured in Petri dishes. On the center of the dishes was added one PDA disc with mycelium. It was incubated in a chamber set to 25ºC. The evaluation was done daily by measuring the mycelial growth. The germination assessment was also performed with Petri dishes containing agar-water medium at 2%. These were incubated at 25ºC for 24 hours. After this period the interruption of germination was performed using lactoglycerol. The experiments were conducted in a completely randomized design. The most effective plant extracts against the micelial growth and conidial germination were V. polysphaera, S. aromaticum and A. sativum.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Brown eye spot incidence during the vegetative stage of coffee grown in soil under sustainable management
    (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, 2022-08-29) Resende, Laís Sousa; Pozza, Edson Ampélio; Luz, André Luís Faustino; Souza, Paulo Estevão de; Vilela, Marina Scalioni; Castanheira, Dalyse Toledo; Guimarães, Rubens José
    The objective of this work was to evaluate the influence of different soil coverings, fertilizer types, and soil conditioners on the incidence and severity of brown eye spot (Cercospora coffeicola) in coffee (Coffea arabica) during the vegetative stage. The experiment was carried out in a randomized complete block design, in a 3×2×5 factorial arrangement (soil coverings × fertilizer types × soil conditioners) in subdivided plots, with three replicates. Comparisons were made among: three soil covering (plastic film, Urochloa decumbens, and no covering) in the plots; two fertililizer types (conventional and controlled release) in the sub-plots; and four soil conditioners (coffee husk, agricultural gypsum, water retention polymer, and organic compound), as well as the control, in the sub-sub-plots. The area under the progress curve for disease incidence and severity showed the lowest mean without soil covering, whereas that for number of leaves was greater with the use of the controlled-release fertilizer. The plastic film provided a greater soil moisture and a lower soil resistance penetration. The chemical composition of the organic compound reduced coffee plants growth. Soil covering with plastic film or U. decumbens favors the high incidence of brown eye spot; however, it provides a greater soil moisture and, therefore, improves the growth of coffee plants in the vegetative stage.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efficiency of green manures for Cercospora leaf spot management in coffee plants
    (Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2013) Cardoso, Rogério Manuel de Lemos; Chaves, Júlio César Dias; Fantin, Denilson; Lourenço Jr., Valdir
    The use of Mucuna aterrima, Dolichos lab lab, Crotalaria mucronata, Arachis hypogaea, Mucuna deeringiana, C. spectabilis, and C. breviflora, intercropped with coffee plants, was evaluated as green manures in the management of Cercospora coffeicola under field conditions in Carlópolis and Jacarezinho counties in the state of Paraná in the crop seasons of 2008/2009 and 2009/2010. The main plot was comprised by treatments with green manures and urea, whereas subplots by the application or not of the poultry litter. There were two controls without green manure and urea: one with and another one without application of Beauveria bassiana, which was used to control Hypothenemus hampei. Similar founds were obtained at both municipalities. The percentage of diseased leaves (DL) was lower for most of the green manures and urea treatments. However, all the treatments reduced the DL in 2009/2010. Although A. hypogaea did not differ statistically from the controls in most of the experiments, the number of lesions per leaf was lower in the other treatments. Similarly, the percentage of healthy coffee berries was higher in the treatments than the controls in most of the experiments in both years. In general, there was no synergistic effect between green manures and urea with the poultry litter, and the efficiency of most green manures was similar to urea in the management of Cercospora leaf spot.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Difference between isolates from brown eye spot and black spot lesions in coffee plants
    (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, 2019) Botelho, Deila Magna dos Santos; Resende, Mário Lucio Vilela de; Rezende, Juliana Costa de; Ribeiro Júnior, Pedro Martins; Andrade, Camila Cristina Lage de; Alves, Eduardo; Amaral, Douglas Carvalho
    The objective of this work was to evaluate the difference between the isolates from two cercospora leaf spot symptoms (brown eye spot and black spot) in relation to conidial morphology, mycelial growth, cercosporin production, and reproduction of symptoms in coffee leaves collected in three municipalities in the state of Minas Gerais, Brazil. There was a difference between the isolates for the studied variables, but without any relation to the type of symptom. The differences found were not associated with the origin of the isolates. The symptoms characterized as black spot were associated with different host conditions during the infection process.