Biblioteca do Café
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Item Impacts of the Covid-19 pandemic on the logistics of exporting coffee in containers(Universidade Federal de Lavras, 2023-12-15) Ferreira, Rafael Silva; Alvarenga, Rafael PazetoFor many years, Brazil has held the title of the world’s largest coffee producer and exporter. However, despite this, national coffee producers still struggle to access foreign markets due to the bottlenecks and high costs associated with the agro-industrial system’s port logistics. The onset of the Covid-19 pandemic only exacerbated these challenges. Issues such as the scarcity of shipping containers and space on ships, cancellation of ship calls, and greater concentration and verticalization of the maritime and port transport sectors have further complicated matters. Furthermore, the regulation of these sectors in Brazil is still in its early stage. This study aimed to enhance the comprehension of the port costs incurred in exporting coffee in containers and the impacts that the Covid-19 pandemic on these costs and export logistics. The research utilized a quantitative and descriptive methodology. Data were gathered through a questionnaire administered to thirteen managers of Brazilian businesses and cooperatives engaged in containerized coffee exports. The study found that the pandemic directly impacted port costs and logistics, leading to more frequent container detention and additional port storage charges. Furthermore, the pandemic resulted in the introduction of new port fees/tariffs and raised the existing ones, such as the “Terminal Handling Charge” (THC), the “Export Logistic Fee” (ELF), the “Bill of Lading Issuance Fee” and the container scanning fee.Item Construção do mercado de café fairtrade no Brasil: avanços e desafios(Universidade Federal de Lavras, 2020) Alvarenga, Rafael Pazeto; Arraes, Nilson Antonio ModestoO presente artigo objetiva caracterizar as ações voltadas ao mercado brasileiro de café certificado Fairtrade. Atinge tal objetivo através da descrição das estratégias voltadas ao mercado interno dos stakeholders da cafeicultura certificada Fairtrade no Brasil. Isso é feito em um cenário onde existem: i) insuficientes pesquisas que abordam sobre mercado brasileiro de café Fairtrade; ii) elevação do consumo de cafés especiais no Brasil; iii) saturação do mercado externo de café certificado Fairtrade. Para tal, o artigo foi concebido mediante aplicação de entrevistas e questionários junto aos principais stakeholders da cafeicultura certificada Fairtrade no Brasil. A falta de estratégias coletivas para divulgação do café Fairtrade no Brasil é o principal entrave para o consumo do produto no mercado interno.Item Certificação fairtrade na cafeicultura brasileira: análises e perspectivas(Editora UFLA, 2017-01) Alvarenga, Rafael Pazeto; Arraes, Nilson Antônio ModestoEste artigo contribui para o processo de tomada de decisão dos stakeholders da cafeicultura certificada fairtrade do Brasil. Faz um posicionamento amplo e atual sobre o cenário da certificação fairtrade na cafeicultura do Brasil. Foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica e entrevistas em instituições ligadas à certificação no Brasil. Seus principais resultados indicam que: i) metade das cooperativas de cafeicultores do Brasil se certificaram entre 2009 e 2015; ii) em poucas cooperativas estão concentrados a maior parte dos cafeicultores e das vendas de café fairtrade do Brasil; iii) pesquisas científicas brasileiras apontam que a certificação tem contribuído para a melhoria da gestão das propriedades e para a internacionalização dos negócios; iv) literatura internacional indica vantagens, mas também problemas na distribuição dos benefícios e muitos casos onde os impactos da certificação para a cafeicultura foram irrisórios. Ainda não é possível afirmar se a certificação fairtrade está ou não atingindo seus objetivos no contexto agregado da cafeicultura do Brasil.