Boletins Técnicos

URI permanente desta seção${dspace.url}/handle/123456789/3354

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Levantamento e mapeamento do uso e cobertura da terra com ênfase nas áreas cafeeiras da região das Matas de Rondônia
    (Embrapa Territorial, 2024-04) Ronquim, Carlos Cesar; Rocha, Nívia Cristina Vieira; Alves, Enrique Anastácio
    O uso combinado de geotecnologias e dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para estudar a região das Matas de Rondônia possibilitou entender as relações das áreas agropecuárias entre si e destas com a vegetação florestal nativa, traçar um panorama da produção cafeeira local e de sua relação com o desmatamento ou a degradação florestal, e fornecer informações valiosas para a discussão e a compreensão das mudanças de uso e cobertura da terra. A região das Matas de Rondônia conta com a primeira indicação geográfica (IG) do tipo denominação de origem (DO) para café canéfora (conilon e robusta) no mundo. É o centro de origem dos cafés robusta amazônicos, produto da hibridação entre as variedades botânicas, conilon e robusta. Os resultados apresentados nesta publicação podem amparar decisões na execução de políticas públicas para o estado de Rondônia e contribuir para ampliar a confiabilidade em investimentos, comercialização e consumo dos cafés produzidos nessa região.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Características de uso e ocupação da cafeicultura em Divinolândia, SP
    (Embrapa Territorial, 2023) Ronquim, Carlos Cesar; Rodrigues, Cristina Aparecida Gonçalves; Quartaroli, Carlos Fernando
    O município de Divinolândia, SP, localizado na Serra da Mantiqueira, na região da Média Mogiana Paulista, é de especial interesse para este estudo. O cultivo de cafés ocupa áreas montanhosas, cujas altitudes elevadas favorecem a qualidade natural da bebida e proporcionam ao município destaque no cenário nacional por produzir cafés de excelente qualidade, os “cafés especiais”. Nesse contexto, o monitoramento do uso e da cobertura das áreas de café torna-se fundamental para a compreensão do processo espaçotemporal de ocupação do território e de suas implicações espaciais, econômicas e ambientais. O objetivo deste estudo é avaliar o uso e a cobertura da terra e as suas implicações, bem como a caracterização da agropecuária, com ênfase nos imóveis rurais cafeeiros e na vegetação florestal nativa no espaço rural.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Dinâmica de uso e cobertura da terra em áreas de produção de café e cana-de-açúcar em municípios paulistas das bacias dos rios Mogi-Guaçu e Pardo entre 1988 e 2015
    (Embrapa Monitoramento por Satélite, 2015-12) Ronquim, Carlos Cesar; Gonçalves, João Marcos da Costa; Guilardi, Vitor; Garçon, Edlene Aparecida Monteiro; Aguiar, Daniel Alves de
    Considerando a importância do setor cafeeiro para muitos municípios paulistas das bacias hidrográficas dos rios Mogi-Guaçu e Pardo, o objetivo deste trabalho foi: (1) mapear as mudanças espaçotemporais ocorridas nas culturas de café e cana-de-açúcar nos anos de 1988 e 2015 e (2) identificar os municípios que representam os principais produtores de café das bacias, mapear a mudança de uso e cobertura da terra completa e associá-la aos indicadores socioeconômicos.