UFPR - Dissertações

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    Indústria de torrefação e moagem de café e consumo interno -1940/1970
    (Universidade Federal do Paraná, 1976) Cardoso, Alcina Maria de Lara; Westphalen, Cecília Maria
    No presente trabalho é feita a análise da formação e desenvolvimento das industrias de torrefação e moagem de café no Brasil, mais especificamente no Estado do Paraná, e da evolução do consumo interno de café em grão e do café torrado e moído, no período de 1940 a 1970. Variáveis diversas são estudadas, como desenvolvimento numérico das industrias, capital inicial registrado, preços do café torrado e moído, relação preço-salários e outras, na tentativa de compreensão do mercado interno de café no Brasil. Constitui este o primeiro trabalho feito no Brasil, no aspecto de consumo interno de café.
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    Proposição e teste de um modelo para avaliação de inovação em embalagens de produtos alimentícios
    (Universidade Federal do Paraná, 2004) Strano, Luciane; Marchetti, Renato Zancan
    O presente estudo tem como objetivo a avaliação das inovações em embalagens de café em pó e maionese, considerando a familiaridade e o envolvimento das consumidoras com esses produtos. A base do estudo consiste dos modelos de Gatignon e Robertson (1991) e de Rogers (1995), os quais procuram identificar como as características percebidas das inovações em embalagens e as estratégias de marketing influenciam a adoção dos produtos. Propõe-se, então, um modelo de avaliação dos constructos: familiaridade, envolvimento, características percebidas da inovação (visibilidade, experimentação, compatibilidade, vantagem relativa, facilidade de uso e complexidade) e intenção futura de compra. Esse modelo é avaliado por resultados da pesquisa de campo realizada em duas etapas: a primeira – qualitativa – levantou subsídios de profissionais de design de embalagem e consumidoras dos produtos em estudo; e a segunda – quantitativa –coletou dados relacionados ao modelo proposto de uma amostra de consumidoras das classes sociais A e B. Os dados obtidos em campo foram avaliados por testes de análises fatoriais, análise não-linear de componentes principais (PRINCALS), correlação e análise conjunta, utilizando-se o programa computacional SPSS. Com os testes de análises fatoriais, extraíram-se os constructos e itens que apresentaram adequacidade da amostra, os quais permitiram a construção da escala final para avaliação de embalagens de produtos alimentícios. Os testes de análise conjunta apontaram que as consumidoras de café em pó preferem o atributo formato à vácuo, como primeira opção de compra, seguido pelo tamanho de 500 gramas e pelas cores quentes (vermelho, amarelo e laranja). As consumidoras de maionese preferem o atributo tamanho 500 gramas, como primeira opção de compra, seguido pelo formato cilíndrico e cores quentes.