O agro-negócio café representa atualmente no mundo a segunda maior commodity e observa-se uma tendência cada vez maior em se trabalhar com esse produto a granel, em grandes volumes. Diversos fatores justificam essa tendência: transporte mais barato e mais seguro em caminhão do tipo container; custo mais barato do container para embarcar nos navios para exportação; diminuição significativa da mão-de-obra de manuseio; maior segurança contra incêndio; maior rapidez na carga e descarga e eliminação de gastos com valores não agregados ao produto. Visando uma concepção construtiva racional e econômica, o presente trabalho propõe um sistema de armazenagem para café a granel, na forma alternativa aos sistemas tradicionais, quer seja de armazenagem do café em sacos de 60 kg, ou mesmo em sacos tipo big-bags,. No projeto proposto, o silo é composto de células em alvenaria estrutural, geminadas duas a duas na largura e com um número variável de células no comprimento, em função do volume desejado de armazenagem. Esse sistema simétrico favorece a racionalidade operacional, garantindo a continuidade entre os fluxos de recebimento e de expedição. O fundo da célula é em forma de tremonha dupla tronco-piramidal, com saída central. As tremonhas são construídas em painéis treliçados pré-moldados com capeamento de concreto. A sustentação das células e das tremonhas é feita através de vigas e pilares de concreto armado. O isolamento térmico necessário para que a qualidade do café armazenado seja garantida é estabelecido pela utilização de telhas trapezoidais de aço galvanizado, tanto na cobertura como nos fechamentos laterais. A parte superior das células do silo recebe uma laje que tem como função estrutural o travamento da estrutura. Tendo em vista situações de silos multicelulares, as várias situações de carregamento, resultantes das combinações de células cheias e vazias são analisadas. As propriedades e peculiaridades, relativas ao produto armazenado, são apresentadas e consideradas na definição do sistema proposto.
Nowadays, the coffee agribusiness represents the second largest commodity in the world, and there is a growing tendency in working with this product loose and in great quantity. Several factors justify this tendency: cheaper and safer transportation in container trucks, lower cost of the container for export shipment , significant diminution of hand labor in handling the product, greater safety in relation to fire, faster loading and unloading, and no expenses with values not aggregated to the product. Aiming an economic and rational constructive conception, the present paper proposes a storage system for loose coffee in 60 kilo bags or in big bags. In the proposed project the silo is composed of cells in structured masonry coupled two by two in width, and a variable number of cells in length according to the desired volume of storage. This symmetrical system favors the operational rationality, which guarantees the continuity between the receipt and shipment flows. The bottom cell shape is of a pyramid trunk double hopper with a central exit. This alternative permits the reduction of the height of the hopper in a cell, and consequently a reduction of the total height of the silo making the structural conception easier and lowering the cost of the building. The hoppers are built in pre-molded trussed panels with concrete crowning. The support of the cells and hoppers is done with concrete beams and pillars. The thermal insulation needed, so that the quality of the stored coffee is preserved, is established by using galvanized steel trapezoid tiles for the roof as well as for the side closing. The upper part of the silo cells receives a cement slab whose structural function is to block the structure. Having in mind multi-cell silos the several loading situations, resulting from the combination of full and empty cells, are analyzed. The properties and peculiarities related to the stored product are presented and considered in the definition of the proposed system.