Estudou-se os fatores condicionantes que interferem no processo de inserção dos pequenos agricultores no agronegócio café em Rondônia, partindo-se do pressuposto básico de que aspectos ligados ao modelo de produção utilizado por eles são os maiores limitantes para a sua consolidação. A revisão de literatura aborda as questões ligadas ao agronegócio café no Brasil e em Rondônia, ressaltando aspectos sócioeconômicos, de produção e de comercialização. Utilizando o método do estudo de caso foram realizadas entrevistas com 122 produtores dos principais municípios produtores de café. Os resultados mostram que a atividade cafeeira no estado é explorada, predominantemente, por agricultores de base familiar, constituindo a base de sustentação econômica destes, e se caracteriza por apresentar baixos níveis tecnológicos que redundam em baixos preços e qualidade deficiente dos grãos, fazendo-se necessário estabelecer ações articuladas entre todos os atores envolvidos no negócio café (pesquisa, extensão, órgãos de financiamento, produtores, empresários etc.), visando garantir que o produto possa atingir os padrões de qualidade requeridos, de forma a ser competitivo tanto no mercado interno como externo.
The conditional factors that interfere in insertion process of small farmers in Rondônia’s coffe agribusiness were studied, starting from the basic presupposition that aspects linked to production model used by them are the largest limitations for its consolidation. The literature revision approaches subjects linked to brazilian and Rondonia’s coffee agribusiness, emphasizing socioeconomic, production and commercialization aspects. Using case study method 122 interviews were accomplished in the main coffee producers cities. The results show that coffee activity in the state is explored, predominantly, by farmers of family base, constituting its base of economic subsistence, and is characterized by presenting low technological levels that result in low prices and deficient grain quality, being necessary to establish articulate actions among all the actors involved in coffee business (research, extension, financing organs, farmers, entrepreneurs, etc.), seeking to guarantee that product can reach the requested quality patterns, so that to be competitive both in internal as external market.