Rondônia ocupa o primeiro lugar na região Norte em produção de café Conilon e o quinto maior produtor nacional. A cafeicultura em Rondônia é uma atividade de grande importância socioeconômica para o Estado, e o grande público são agricultores familiares. Os fatores que restringem a competitividade do café são a baixa produtividade, o manejo inadequado (poda, adubação, capina, etc.), a má qualidade do produto, as dificuldades de comercialização e o custo de produção relativamente alto. A cultivar Conilon é a mais plantada nas regiões produtoras da Amazônia. Apesar de rústica e produtiva, tem
alcançado rendimento baixo - 10 sacas beneficiadas por hectare. A estratégia da Embrapa Rondônia a partir de 1999, tendo como centro de referência em café da Região Norte o Campo Experimental de Ouro Preto do Oeste, pretende atingir número significativo de produtores da Amazônia em café, através de difusão de tecnologias, produção de informações por meio de cursos, dias de campo, distribuição de fôlderes informativos, etc. Durante o período de 1999 a 2000 foram produzidas 14 publicações, realizados dois grandes dias de campo, 12 excursões, produzidos seis fôlderes, promovido um seminário regional e
iniciada uma campanha de calagem e adubação.
Rondônia occupies the first place in the North region area in Conilon coffee production and the fifth largest coffee national producer. The coffee production in Rondônia is one of the great importance economic activities for the State, and the great public is small farmers. The factors that contribute with the low coffee competition are low productivity, inadequate handling (prunes, fertilization, weeds, etc), bad quality of the product, market difficulties and the production cost relatively high. The
cultivar Conilon is the more planted in the Amazonian producer areas. Despite of its rustic and productive characteristics, it has been reached low productivity (10 bags benefited per hectare). Embrapa Rondônia's strategy as coffee reference center in the North region intends to reach a significant number of promising coffee producers in the Amazon region, through technologies diffusion, transmitting information with courses, field days, informative folders distribution, etc. During the execution of this work 14 publications were produced, accomplished two great field days, 12 trips, six folders produced, promoted a regional seminar and initiate a liming and fertilization campaign.