Objetivou-se no presente trabalho, analisar a influência de dois programas distintos sobre o consumo interno de café torrado. O primeiro foi a implantação do Plano Real, com a consequente estabilização monetária e o aumento de renda da população. O segundo diz respeito ao programa de melhoria da qualidade do café torrado, lançado pela Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC, denominado “Selo Pureza”. Segundo os modelos teóricos, as condições macroeconômicas vigentes são variáveis externas com grande impacto no desempenho das organizações, muito embora não possam ser controladas pelas mesmas. Por outro lado, uma estratégia implementada em âmbito associativo pode ser classificada como uma estratégia relacional, em que os participantes têm grande poder decisório e cujos resultados apresentam uma maior previsibilidade. O método utilizado na análise foi o da regressão linear e o período estudado compreende os anos de 1990 a 2006. Os resultados indicam que as variáveis do macroambiente, que refletem os efeitos do Plano Real, são significativas no modelo, porém com baixo poder de explicação. Já a estratégia cooperativa, representada pelo Programa “Selo Pureza”, mostrou-se significativa, o que permite inferir que tenha grande importância no crescimento do consumo verificado no período em análise.
The main purpose of this research is to evaluate the influence of two distinct programs over the coffee consumption in Brazil. The first one is the implementation of “Plano Real” and it’s consequences in terms of monetary stabilization and income growing. The second refers to a program that aimed to increase the quality of toasted coffee, launched by Associação Brasileira da Industria do Café – ABIC -, named “Selo Pureza” (“Pureness Seal”). Macroeconomics conditions are considered external variables. However they can not be controlled by the organizations once they are able to cause high impacts on a company performance. Cooperative strategy is an association and in this case, participants have total control and can plan results. The methodology involves Multiple Regression Analysis; the the studied period is from 1990 to 2006. The results found show that the variables representing the macroeconomic conditions are not able to explain the consumption increase, although the relationship strategy is significant, suggesting that it presents a considerable importance for the consumption increase.