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Biblioteca do Café

Competitividade no comércio do café: um estudo comparativo entre Brasil, Colômbia e Peru

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dc.contributor.author Arevalo, Jorge Luiz Sanches
dc.contributor.author Arruda, Dyego de Oliveira
dc.contributor.author Carvalho, Josué Pires de
dc.date.accessioned 2019-01-23T10:28:57Z
dc.date.available 2019-01-23T10:28:57Z
dc.date.issued 2016-01
dc.identifier.citation AREVALO, J. L. S.; ARRUDA, D. O.; CARVALHO, J. Competitividade no comércio do café: um estudo comparativo entre Brasil, Colômbia e Peru. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 18, n. 1, p. 62-78, jan./mar. 2016. pt_BR
dc.identifier.issn 2238-6890
dc.identifier.uri http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/888 pt_BR
dc.identifier.uri http://www.sbicafe.ufv.br/handle/123456789/11074
dc.description.abstract O presente estudo analisou as exportações totais de café do Brasil, Colômbia e Peru. A escolha desses três países para a análise devese ao fato de serem os mais expressivos,expressivos em América do Sul, no que tange ao comércio internacional de café. O período de análise vai desde o ano de 1994 ao ano de 2013. Os objetivos do estudo foram verificar os ganhos e/ou perdas de competitividade no comércio mundial, bem como identificar as principais fontes de crescimento e/ou queda das exportações nesses países. Empregouse o modelo de Constant Market Share (CMS) de segundo nível e o índice de Vantagens Comparativas Reveladas (VCR). Nos resultados, notou-se que o Brasil e Peru conseguiram ampliar sua participação no mercado mundial de café; entretanto, a Colômbia perdeu participação. Observa-se também que o Brasil e Peru apresentam ganhos de competitividade no mercado internacional de café, o que não ocorreu no caso da Colômbia. pt_BR
dc.description.abstract The present study analyzed total coffee exports from Brazil, Colombia and Peru. The choice of these three countries for analysis was due to the fact that they are the most expressive in South America, concerning international coffee trade. The period of analysis ranges from 1994 to 2013. The objective of the study was to verify the gains and/or losses of competitiveness in the global trade, as well as identify the main sources for growth and/or drop in the export of these countries. We employed the second level Constant Market Share (CMS) model and the Revealed Comparative Advantages (RCA) index. In the results, we noted that Brazil and Peru were able to increase their participation in the global coffee market, however, participation by Colombia decreased. We also verify that Brazil and Peru presented competitiveness gain in the international coffee market, which did not occur for Colombia. pt_BR
dc.format pdf pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Lavras pt_BR
dc.relation.ispartofseries Organizações Rurais & Agroindustriais;v. 18, n. 1, p. 62-78, 2016;
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject Café pt_BR
dc.subject Exportações pt_BR
dc.subject Constant Market Share pt_BR
dc.subject América do Sul pt_BR
dc.subject.classification Cafeicultura::Economia e política agrícola pt_BR
dc.title Competitividade no comércio do café: um estudo comparativo entre Brasil, Colômbia e Peru pt_BR
dc.title Competitiveness in the International Coffee Trade: A Comparative Study for Brazil, Colombia and Peru pt_BR
dc.type Artigo pt_BR

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