dc.contributor.author |
Souza, Maria Célia Martins de |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Otani, Malimiria Norico |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Saes, Maria Sylvia Macchione |
pt_BR |
dc.contributor.other |
Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café |
pt_BR |
dc.date |
2001-11-20 11:44:27.153 |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2015-01-14T13:42:02Z |
|
dc.date.available |
2015-01-14T13:42:02Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
Souza, Maria Célia M. de; Otani, Malimiria N.; Saes, Maria Sylvia M. Novas tendências de inserção de pequenos agricultores no comércio de cafés especiais. In: Simpósio Brasileiro de Pesquisa dos Cafés do Brasil (2. : 2001 : Vitória, ES). Anais. Brasília, D.F. : Embrapa Café, 2001. (CD-ROM), p. 2274-2279. |
pt_BR |
dc.identifier.other |
155585_Art315 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://www.sbicafe.ufv.br/handle/123456789/1046 |
|
dc.description |
Trabalho apresentado no Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil (2. : 2001 : Vitória, ES). Resumos. Brasília, D.F. : Embrapa Café, 2001. 181p. : il. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo teve como objetivo apresentar algumas das alternativas de inclusão dos pequenos agricultores em mercados diferenciados do agronegócio de cafés especiais, destacando-se três movimentos: a) o comércio solidário; b) a produção de café orgânico; e c) o slow food. A possibilidade de inserção dos pequenos produtores no mercado de cafés especiais está se ampliando, devido às novas mudanças na preferência do consumidor dos países desenvolvidos. Além da qualidade da bebida do café, novos parâmetros, como aspectos sociais, ambientais e gastronômicos, passam a fazer parte das preocupações desses consumidores. A pequena produção de café, associada ao uso do trabalho familiar e conhecimento da realidade local, pode se ajustar perfeitamente a esses novos conceitos, desde que o seu produto alcance os padrões mínimos de qualidade requerido por este mercado. O resultado mais importante para os produtores na participação nesses mercados é a equidade nas relações comerciais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The study aims to show a few alternatives to include small farmers in a differentiated market, such as the specialty coffee agribusiness, focusing on three movements: a) the Fair Trade; b) organic coffee production; and c) the Slow Food. The possibility to include small farmers in the specialties market is due to new consumer preferences in developed countries, which have been recently highlighted. Besides the ordinary quality of the coffee drink, new parameters such as social, environmental and gastronomical concerns are becoming important. Small-scale production associated to family labor and local knowledge fit perfectly to these new concepts, since minimum quality requirements could be reached. The most important result for the growers is equity. |
en |
dc.description.sponsorship |
Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Cafés especiais Comércio Pequenos produtores |
pt_BR |
dc.subject |
Small Farmers Specialty Coffees Fair Trade Organic Coffee Slow Food Equity. |
en |
dc.subject.classification |
Cafeicultura::Economia e política agrícola |
pt_BR |
dc.title |
Novas tendências de inserção de pequenos agricultores no comércio de cafés especiais |
pt_BR |
dc.title |
New trends to include small farmers in the specialty coffees market |
en |
dc.title.alternative |
New trends to include small farmers in the specialty coffees market |
en |
dc.type |
Artigo |
pt_BR |