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Navegando por Autor "Oliveira, Renato Ferreira de"

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    Efeito do fair trade na cooperativa de agricultores familiares de café de Poço Fundo, MG
    (Universidade Federal de Lavras, 2008-04) Oliveira, Renato Ferreira de; Araújo, Uajará Pessoa; Santos, Antônio Carlos dos
    O Fair Trade é uma prática comercial que busca oferecer melhores condições financeiras a pequenos produtores do terceiro mundo, por meio de mecanismos que têm caráter de alterar a estrutura da cadeia de produção envolvida. Procurou-se, a partir de uma pesquisa exploratória, predominantemente quantitativa e transversal, investigar o efeito do Fair Trade sobre o elo produtor da cadeia, tentando inferir a coesão propiciada por essa intervenção na Cooperativa de Agricultores Familiares de Café (orgânico e convencional SAT - sem uso de agrotóxicos) de Poço Fundo, MG. A análise se sustentou na teoria do embeddeness de Granovetter, sob as perspectivas das redes sociais (nível de redes) e cadeias (nível dyadico) que levou o arcabouço teórico à psicologia social e ao institucionalismo. Os dados obtidos apontaram para alto nível de coesão, mas sinalizam para o surgimento de algumas cizânias entre produtores, divididos entre os antigos e os novos beneficiados do arranjo. Os pioneiros, que investiram na produção de café orgânico, apresentam maior grau de comprometimento com a iniciativa, o que corresponderia à sua maior mobilização de recursos, tanto econômicos como emotivos. Postula-se, ao final, que a integridade da cooperativa se sustentará à medida que ela consiga maior enredamento do grupo de produtores novos e dos optantes pelo café SAT.
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    A percepção e as estratégias de ação do pesquisador de café em sua rede colaborativa
    (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2011) Araújo, Uajará Pessoa; Antonialli, Luiz Marcelo; Guerrini, Fábio Muller; Oliveira, Renato Ferreira de
    Esta investigação investigou o papel da percepção, seus condicionantes e seus efeitos na lógica da ação dos pesquisadores na formação de parcerias, no âmbito da rede subjacente ao Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café. Abalizado pela teoria institucional e pela teoria de redes, partiu-se da suposição de que a percepção dos agentes (sobre a sua posição/localização estrutural, os recursos disponíveis e a dinâmica de apropriação de recursos da rede) é significativa à medida que seria fator condicionante da estratégia de inserção dos pesquisadores na sua rede colaborativa. No estudo, recorreu-se: (a) à análise de conteúdo em entrevistas com pesquisadores; (b) à análise sociométrica de coautorias em artigos; (c) à análise sociométrica da escolha preferencial entre pesquisadores do café; (d) à análise multivariada de um banco de dados de subprojetos do Consórcio e de respostas a uma survey submetida aos responsáveis pelos subprojetos. Os resultados assinalam que o posicionamento estrutural do agente, ainda que relevante, não condiciona a percepção dos agentes e isso pode ter implicações nas suas estratégias de ação. Conjuminada a essa indicação, foi possível identificar um grupo de regularidades e lógicas de ação incidentes no conjunto de cientistas pesquisados. Seria nesse campo que o pesquisador praticaria a sua agência: onde monitora e percebe os recursos e as limitações da rede, se insere e aos colegas e mobiliza parcerias.

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