Navegando por Autor "Leonardo, Francisco Anésio Roza"
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Item Smartphones na escola: aplicativos para aprendizagem de química e determinação de grau brix e antocianinas no café(Universidade Federal de Viçosa, 2024-02-29) Leonardo, Francisco Anésio Roza; Demuner, Antonio Jacinto; Santos, Marcelo Henrique dosO café é umas das bebidas mais consumidas no mundo. Em sua composição química estão presentes compostos aromáticos que além de conferir pigmentação aos frutos de café, também são responsáveis por atividades biológicas, como a manutenção da memória. Alguns métodos são descritos na literatura para determinar as atividades biológicas dos compostos aromáticos presentes no café. No entanto, devido ao alto custo de equipamentos e dos reagentes necessários para a realização destas práticas, fica inviável a demonstração dos procedimentos citados nas escolas públicas para que haja uma relação do conteúdo com o ensino do Química. Portanto, é necessário pensar em alternativas tecnológicas visando uma melhor aprendizagem do ensino da Química. O tema orientador deste projeto é “café” e antocianinas. O objetivo é trabalhar o tema gerador no conteúdo de Química Orgânica ao mesmo tempo realizando uma abordagem do conteúdo de Química ao mundo tecnológico. Para isto, serão realizadas práticas e utilização de recursos digitais disponíveis para determinação de antocianinas em amostras de cafés comuns e especiais produzidos na cidade de Espera Feliz- MG. Considerando que os alunos possuem recursos tecnológicos, como por exemplo smartphones, tabletes e notebooks, para realização destes experimentos será utilizado o aplicativo de celulares PhotoMetrix, um espectrômetro de mão que realiza a determinação das substâncias através de imagens extraídas de amostras diluídas de cafés. Realizou-se também a Cromatografia de Camada Delgada (CDD) e extratos de amostras isolados de frutos de café. Por fim a utilização do programa de software IMAGE J, sendo utilizado na captura de imagens automatizadas e desta forma realizar calibrações através de gráficos desses compostos presentes nas amostras de cafés analisadas. Palavras-chave: Café. Ensino da Química. ImageJ. Smartphone. CCD. PhotoMetrix®.