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Navegando por Autor "Freitas, Daniela De Grandi Castro"

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    PREFERÊNCIA DO CONSUMIDOR PARA BLENDS DE BEBIDA DE CAFÉ ARÁBICA E CONILLON
    (2009) Santos, Eliana de Souza Marques dos; Deliza, Rosires; Freitas, Daniela De Grandi Castro; Embrapa - Café
    O presente trabalho teve como objetivo avaliar a aceitação de blends de bebida de café arábica e conillon nas proporções 0, 10, 20, 40, 60, 80 e 100% de conillon, a fim de investigar o efeito da adição de grãos robusta na preferência do consumidor. Cento e doze indivíduos que consomem pelo menos uma xícara de café por dia foram convidados a participar do estudo. Os grãos arábica e conillon foram torrados e moídos no dia do teste e os blends preparados no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Agroindústria de Alimentos. Cafeteiras elétricas (Britania - modelo NCB27) foram utilizadas no preparo das bebidas, para as quais foi usada a proporção de 40g de pó de café para 400ml de água mineral. A ordem de apresentação das amostras aos participantes do estudo foi balanceada e seguiu delineamento de blocos completos. As amostras foram apresentadas monadicamente nas cabines de prova sob iluminação branca e avaliadas em escala hedônica estruturada de nove pontos, com termos ancorados em seus extremos, variando de “desgostei extremamente” a “gostei extremamente” utilizando o software Fizz. Os participantes adicionaram açúcar refinado, adoçante ou nada às amostras, conforme a preferência de cada consumidor. As bebidas foram mantidas até 20 minutos à temperatura de 70° ± 2° C, após os quais foram descartadas. Os dados foram submetidos à Análise de Variância e teste de Fisher (p<0,05) para checar diferença entre as médias e ao Mapa Interno da Preferência. Os resultados revelaram que os blends com maiores porcentagens de conillon (60 e 80%) foram os menos preferidos pelos participantes. Bebidas com baixas porcentagens de conillon e também a 100% arábica foram as preferidas por um elevado número de consumidores. Entretanto, o produto preparado com 100% grãos robusta foi apreciado por um segmento de consumidores, revelando um mercado potencial para tal produto.

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