Logo do repositório
Seções & Coleções
Tudo no SBICafé
Sobre o SBICafé
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Ferreira, Marco Aurélio Marques"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Justificativas e motivações do consumo e não consumo de café
    (Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2009-10) Arruda, Aline Cristina; Minim, Valéria Paula Rodrigues; Ferreira, Marco Aurélio Marques; Minim, Luis Antonio; Silva, Neuza Maria da; Soares, Claúdio Furtado
    O estudo do perfil dos consumidores e dos fatores envolvidos no processo de compra do café é uma ferramenta importante na identificação dos diferentes segmentos deste mercado e de suas potencialidades. Por outro lado, também é importante compreender porque alguns consumidores recusam a bebida. Portanto, objetivou-se neste trabalho entrevistar os moradores da cidade de Belo Horizonte – MG, a fim de identificar consumidores e não consumidores de café, para traçar o perfil de ambos, descrever suas características, fatores motivacionais e justificativas para consumo ou não do café. Para isto, 250 consumidores foram entrevistados e os resultados avaliados de forma descritiva. Os resultados revelaram que a bebida é consumida por uma parcela heterogênea e que corresponde à maioria da população. Em geral, os consumidores associam o consumo do café ao hábito, prazer, família, amizade e trabalho. Isso indica as motivações para o seu consumo reflete o significado social da bebida quer no âmbito doméstico, trabalho ou no círculo de amizade e que este significado está fortemente associado aos hábitos e costumes da sociedade brasileira. Observou-se a necessidade de expansão deste mercado entre os jovens.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Perfil dos consumidores de café da cidade de Viçosa/ MG: Um estudo exploratório.
    (2007) Arruda, Aline Cristina; Ferreira, Marco Aurélio Marques; Minim, Valéria Paula Rodrigues; Embrapa - Café
    Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada para identificar o perfil de consumidores de café, residentes na cidade de Viçosa/MG. Para tanto, utilizou-se a pesquisa documental de campo (survey) como procedimento metodológico, por meio de aplicação de 150 questionários estruturados em pontos estratégicos da cidade, relacionados ao consumo e compra de café. A amostra estatisticamente significativa foi construída por procedimento aleatório, tendo como requisito para prosseguimento da entrevista ser consumidor de café. Realizou-se análise descritiva dos dados e teste “t de Student” para verificar a adequação da quantidade de café consumida e a variação do consumo entre homens e mulheres. Os resultados deste estudo indicaram o perfil sócio-demográfico dos consumidores de café de Viçosa/MG, a quantidade diária de café consumida, tipo de café e principal local de consumo, bem como a descrição dos principais fatores envolvidos no consumo de café.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Enviar uma sugestão
Logo do repositório COAR Notify