Navegando por Autor "Demuner, Antonio Jacinto"
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Item Determinação de cafeína em bebidas, alimentos e medicamentos utilizando um smartphone e um aplicativo como tema gerador no ensino médio(Universidade Federal de Viçosa, 2020-12-18) Albino, Sergio Marcio; Demuner, Antonio JacintoA cafeína está presente no cotidiano humano sendo encontrada em como princípio ativo em analgésicos, refrigerantes, alimentos e energéticos. Desta forma, o objetivo do trabalho foi inserir o tema gerador de ensino na videoaula sobre determinação de cafeína em bebidas, alimentos e medicamentos associado à determinação e quantificação química utilizando o smartphone, software para computador e a técnica de cromatografia em camada delgada (CCD). Com o auxílio do smartphone foram capturadas as áreas das manchas das placas em CCD e transferidas para o computador onde foram tratadas através do programa ImageJ para determinação da massa e quantidade de cafeína nas referidas amostras. Para comparação dos resultados foram realizadas leituras em espectrofotômetro UV-visível. O método é rápido e de baixo custo, sendo uma estratégia de ensino e aprendizagem mais ativas e significativas à realidade do aluno. Foi possível estimular a curiosidade e o interesse do aluno pelos conteúdos de química. Os discentes conseguiram correlacionar a teoria e a prática e desta forma o ensino de Química tornou-se mais atraente para eles e os resultados observados nos processos avaliativos foram satisfatórios.Item Determinação do pH de café usando metodologias alternativas e smartphone no ensino de química(Universidade Federal de Viçosa, 2022-08-05) Souza, Lucas Araujo de; Demuner, Antonio Jacinto; Santos, Marcelo Henrique dosO pH, ou Potencial de Hidrogênio, é a escala que mede o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância, sendo uma característica de todas as substâncias, determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Vários estudos mostram a determinação do pH de substâncias com pHmetro de bancada ou fita de papel medidora de pH. No entanto, pouco tem sido descrito sobre materiais alternativos de medidas de pH. O objetivo do trabalho foi verificar o pH de extratos de café em diferentes fases de desenvolvimento, no dia da extração, após 24 horas, 48 horas e 240 horas em temperatura ambiente (23 °C) e na geladeira (4 °C) utilizando quatro métodos de medição de pH, fita de papel indicador universal, pHmetro portátil, pH testing do smartphone e pHmetro de bancada. Foram avaliadas amostras dos extratos com os quatro métodos de medição, com o intuito de comparar os resultados e verificar a eficácia do aplicativo. Os resultados da determinação do pH do café mostram variação de pH de 3,8 a 6,5 dependendo do tempo da análise e temperatura. O pH também tem variação de acordo com local de coleta, espécie, fase de desenvolvimento e extração. Com relação aos métodos de medição de pH utilizados no presente trabalho os resultados foram semelhantes, mostrando que as verificações de pH realizadas com pHmetro portátil e pH testing são confiáveis, sendo práticas de sala de aula de fácil execução, tornando-a uma prática de investigação acerca dos conteúdos de química do ensino médio, melhorando assim, a aprendizagem dos alunos, e inserindo-os na iniciação científica, uma vez que é feita uma análise mais minuciosa sobre a composição do café e quais reações ocorrem durante todo processo. A análise de componentes principais (APC) propiciou a identificação da existência de similaridade existentes em dados de um conjunto das amostras de extratos de café analisadas. A análise dos componentes principais evidenciou as características comuns e discrepantes entre as amostras de café. Palavras-chave: PH. Café. Smartphone. PHmetro. Aula experimental.Item Smartphones na escola: aplicativos para aprendizagem de química e determinação de grau brix e antocianinas no café(Universidade Federal de Viçosa, 2024-02-29) Leonardo, Francisco Anésio Roza; Demuner, Antonio Jacinto; Santos, Marcelo Henrique dosO café é umas das bebidas mais consumidas no mundo. Em sua composição química estão presentes compostos aromáticos que além de conferir pigmentação aos frutos de café, também são responsáveis por atividades biológicas, como a manutenção da memória. Alguns métodos são descritos na literatura para determinar as atividades biológicas dos compostos aromáticos presentes no café. No entanto, devido ao alto custo de equipamentos e dos reagentes necessários para a realização destas práticas, fica inviável a demonstração dos procedimentos citados nas escolas públicas para que haja uma relação do conteúdo com o ensino do Química. Portanto, é necessário pensar em alternativas tecnológicas visando uma melhor aprendizagem do ensino da Química. O tema orientador deste projeto é “café” e antocianinas. O objetivo é trabalhar o tema gerador no conteúdo de Química Orgânica ao mesmo tempo realizando uma abordagem do conteúdo de Química ao mundo tecnológico. Para isto, serão realizadas práticas e utilização de recursos digitais disponíveis para determinação de antocianinas em amostras de cafés comuns e especiais produzidos na cidade de Espera Feliz- MG. Considerando que os alunos possuem recursos tecnológicos, como por exemplo smartphones, tabletes e notebooks, para realização destes experimentos será utilizado o aplicativo de celulares PhotoMetrix, um espectrômetro de mão que realiza a determinação das substâncias através de imagens extraídas de amostras diluídas de cafés. Realizou-se também a Cromatografia de Camada Delgada (CDD) e extratos de amostras isolados de frutos de café. Por fim a utilização do programa de software IMAGE J, sendo utilizado na captura de imagens automatizadas e desta forma realizar calibrações através de gráficos desses compostos presentes nas amostras de cafés analisadas. Palavras-chave: Café. Ensino da Química. ImageJ. Smartphone. CCD. PhotoMetrix®.