SPCB (04. : 2005 : Londrina, PR) - Resumos Expandidos
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Resultados da Pesquisa
Item Bebida café (Coffea arabica L.): atributos sensoriais(2005) Monteiro, Marlene Azevedo Magalhães; Minim, Valéria Paula Rodrigues; Silva, Aline Fonseca da; Embrapa - CaféHistoricamente, o Brasil tem ocupado a posição de maior produtor e exportador de café no mercado internacional. Todavia, tem havido uma queda sistemática da participação brasileira no mercado internacional devido, principalmente, ao não atendimento do padrão de qualidade do produto nacional. A fim de se conhecer o perfil sensorial da bebida café (Coffea arabica L.), foi realizado um estudo com três classes de café (mole, dura e rio) em três tipos de torra (clara ou americana, expresso e escura). Para descrição sensorial do café foram utilizados 17 atributos (cor, oleosidade, turbidez, aroma e sabor característico, aroma de grão verde, aroma e gosto doce, aroma caramelizado, aroma de amêndoa, aroma e sabor fermentado, aroma e sabor queimado, gosto amargo, gosto ácido e adstringência).Item Análise tempo-intensidade do gosto amargo da bebida café (Coffea arabica L.)(2005) Monteiro, Marlene Azevedo Magalhães; Minim, Valéria Paula Rodrigues; Silva, Aline Fonseca da; Bolini-Cardello, Helena M. A.; Embrapa - CaféA fim de se conhecer as características temporais do gosto amargo da bebida café (Coffea arabica L.), foi realizado um estudo com três classes de café (mole, dura e rio) em três tipos de torra (clara ou americana, expresso e escura). A avaliação sensorial foi realizada utilizando-se Análise Tempo-Intensidade. Seis provadores selecionados e treinados avaliaram as amostras de café utilizando o programa "Sistema de Coleta de Dados Tempo-Intensidade-SCDTI" para Windows. Os resultados obtidos foram analisados por análise de variância (ANOVA), teste de Duncan e análise de componentes principais. Foi possível discriminar as torras clara, expresso e escura quanto ao gosto amargo. As amostras de torra escura apresentaram intensidade máxima de percepção para o atributo gosto amargo.Item Características demográficas dos consumidores e a intenção de compra de café orgânico(2005) Lucia, Suzana Maria Della; Minim, Valéria Paula Rodrigues; Silva, Carlos Henrique Osorio; Minim, Luis Antonio; Castro, Wellington de Freitas; Embrapa - CaféA embalagem possui um papel fundamental na escolha do produto, representando o primeiro contato entre este e o consumidor. Dessa maneira, foi realizado o estudo de intenção de compra de embalagens de café orgânico por 144 consumidores, por meio da técnica conjoint analysis, obtendo-se, também, informações demográficas dos participantes. As embalagens de café orgânico foram elaboradas variando-se quatro fatores nela contidos: a cor, o preço do produto, a marca do café e as informações explicativas sobre produtos orgânicos. Quatro grupos formados por consumidores com comportamento de compra semelhante foram estudados. Não foi observada uma relação entre o comportamento de compra e o sexo, a idade e o grau de instrução dos consumidores, a qual pudesse caracterizar cada grupo distinto formado pelos participantes. A renda familiar mensal foi uma característica que pareceu estar relacionada ao comportamento de compra: consumidores em faixas de renda inferiores atribuíram maior importância ao preço e consumidores em faixas de renda superiores foram mais influenciados pela cor da embalagem durante a compra do café orgânico.