Esta pesquisa teve por objetivo analisar e avaliar se um projeto agroflorestal, utilizado como uma estratégia de ensino junto à disciplina de Viveiricultura, contribuiu na organização e articulação do conhecimento entre as diferentes disciplinas que compõe o curso Técnico em Agropecuária IFES-Campus de Alegre sob uma ótica interdisciplinar. A pesquisa envolveu alunos de três turmas do primeiro ano que optaram em participar do projeto. Para realização da pesquisa, utilizou-se como instrumento de coleta de dados dois questionários semi estruturados aplicados após a realização das atividades envolvendo o método de projetos de trabalho. A primeira parte da pesquisa revelou que a grande maioria dos alunos entende a importância da articulação entre as diferentes disciplinas e a relevância dessa articulação, apesar dela não acontecer na prática, para sua formação profissional. Apontou ainda que não há por parte dos docentes a necessária preocupação em contextualizar o conhecimento, bem como inter-relacionar este com as outras disciplinas. No segundo questionário, com a implantação do projeto, verificou-se uma mudança na conduta do aluno em relação ao processo de ensino e aprendizagem, notadamente pela intensificação da participação nas atividades, pela autonomia e flexibilidade alcançadas e, sobretudo pelo caráter inovador da estratégia de ensino em relação ao modelo tradicional. O trabalho com projeto agroflorestal, por globalizar as informações e por suas características interdisciplinares, aproximou as disciplinas, principalmente as do ensino profissional, melhorando o processo de articulação disciplinar, minimizando a fragmentação do conhecimento e a histórica dicotomia teoria/prática. O projeto, pela sua dinâmica e inovação, provocou de certo modo uma mudança na prática docente em sala de aula e no campo, refletida satisfatoriamente em alguns aspectos importantes, tais como: melhor relação entre teoria e prática, maior contextualização do conhecimento, maior articulação entre as disciplinas, desenvolvimento da criatividade do aluno, avanços nas relações entre o professor e o aluno e por último proporcionou ao aluno autonomia para a resolução de problemas.
This research aimed to analyze and evaluate if an agro-forestry project, used as a teaching strategy with Viveiricultura, contributed to the organization and articulation of knowledge between different subjects that make up the course in Agricultural Technical IFES-Campus Alegre in an interdisciplinary perspective. The research involved three groups of students from the first year of school who have chosen to join the project. Two semi-structured questionnaires were used as instruments of data collection, applied after carrying out activities involving the agro-forestry projects. The first part of the research revealed that the vast majority of the students understand the importance of the coordination between the different subjects and the relevance of this joint (though it does not happen in practice) for their professional training. The results also pointed out that the necessary effort to contextualize the knowledge, inter-relating it to the other subjects, is rarely found among the teachers. In the second questionnaire, about the implementation of the project, was found a change in the student's conduct in relation to teaching and learning, especially noticed by the increase on students’ participation in the activities, the autonomy and flexibility achieved, and especially by the innovative character of teaching strategy in relation to the traditional model. Due its capacity to reunite interdisciplinary characteristics from each subject, especially vocational, the work with Project-based agroforestry minimizes the fragmentation of knowledge and the historical theory / practice dichotomy. The project, by its dynamic and innovative practice, in some way caused a change in teaching practice in the classroom and in the field, reflected satisfactorily in some important aspects, such as better relationship between theory and practice, greater contextualization of knowledge, greater coordination between the subjects, development of students' creativity, a better relationship between students and teacher, in addition to improving students’ autonomy o solve problems.