Neste trabalho, estudou-se o uso de motores alternativos para a propulsão de um
microtrator agrícola utilizado no revolvimento de café no terreiro. Alternativas de
energia usadas na propulsão permitem o uso do microtrator em diferentes funções,
elevando o índice de mecanização das lavouras brasileiras. Foram implementados e
ensaiados três diferentes tipos de motores:, um motor elétrico de corrente alternada
(MCA), um de corrente contínua (MCC) e um de combustão interna, de ciclo “Otto”
(MCI), montados sobre o chassi de um microtrator utilizado no revolvimento de frutos
de cafeeiro em terreiros de secagem. Também foram realizados ensaios de tração, cujos
resultados foram confrontados com um modelo, para simulação do comportamento
dinâmico trativo. Na montagem do microtrator MCA, empregou-se um motor elétrico
trifásico de corrente alternada, alimentado pela rede de energia elétrica convencional
por meio de cabos. O microtrator MCC foi impulsionado por um motor de corrente
contínua e, neste caso, a energia necessária para a movimentação do sistema era
armazenada em baterias de chumbo ácido que acompanham o protótipo. O microtrator
MCI, por sua vez, recebeu um motor à combustão interna, dois tempos, a gasolina. As
forças de tração máximas para as diferentes montagens foram medidas, demonstrandose
que o sistema MCC é capaz de desenvolver uma força de tração maior que os demais
sistemas, obtendo-se os seguintes resultados: 1,66 kN para o MCA, 2,02 kN para o
MCC e 1,61 kN para o MCI. Os resultados experimentais comprovaram que os
aumentos da força, da potência na barra de tração e do coeficiente de tração resultam em
um incremento da patinagem dos microtratores utilizados. Verificou-se que, para as três
fontes de propulsão, o aumento na velocidade de deslocamento do microtrator
demandou maior força para o revolvimento, o mesmo ocorrendo quando se elevou a
altura da camada de frutos no terreiro. O modelo adotado para simulação gerou,
menores valores para a força, a potência e o coeficiente de tração, quando comparados
aos valores experimentais, sendo especialmente adequado à simulação do
comportamento trativo do microtrator MCC.
The use of alternative engines for the propulsion of an agricultural microtractor in
revolving the coffee on the yard was studied. The alternative sources of energy used in
the propulsion allow for the use of microtractor in different functions, therefore rising
the mechanization index of the Brazilian agriculture. The following types of engines
were implemented and assayed three different engine types: one alternating-current
electric engine (MCA), one direct-current electric engine (MCC), and one internalcombustion
engine of the Otto-cycle type (MCI). These engines were assembled on the
chassis of a microtractor used in revolving the coffee cherries on drying yards. Traction
assays were also accomplished, from which the results were confronted with a model
for simulation of the dynamic tractive behavior. In assembly of the MCA microtractor,
an alternating-current, three-phase electric engine fed by conventional electrical
network through cables was used. The MCC microtractor was impelled by a directcurrent
engine; in this case, the energy needed for the system movement was stored in
acid-lead batteries with which the prototype is provided. The MCI microtractor was
added with an internal-combustion, two-stroke cycle, gasoline engine. The maximum
tractive forces for the different assemblies were measured, so showing that the MCC
system is able to develop a higher tractive force than the other systems, as the following
results were obtained: 1.66 kN for MCA, 2.02 kN for MCC, and 1.61 kN for MCI. The
experimental results proved that the increases in the power, drawbar horsepower, and
traction coefficient result into an increased skidding of the microtractors used. For those
three propulsion sources, the increase in the displacement speed of the microtractor
required higher strength for revolving, and the same occurred when the height of the
coffee cherry layer in the yard was increased. The model adopted for simulation rather
generated lower values for the force, potency, and coefficient of traction, compared to
the experimental values, although it is was especially adequate for simulating the
tractive behavior of the MCC microtractor.