Resumo:
O agronegócio de café no Brasil é uma atividade secular. Acumulou e desenvolveu, nesse tempo, um "know how" comercial e operacional apto a produzir e transferir volumosas safras de café para os mercados interno e externo. No entanto, a rigidez estrutural na organização das instituições nos diversos níveis do mercado introduziu várias imperfeições na comercialização do produto. Uma delas refere-se à falta de um sistema de informações de mercado mais apropriado, capaz de antecipar e promover mudanças segundo o compasso do mercado, que prioriza, atualmente, a qualidade sobre a quantidade. O agronegócio café convive com informações de mercado pouco precisas, fazendo persistir a atmosfera de instabilidade com a qual já se acostumou. O objetivo principal dessa pesquisa é avaliar os sistemas e as tecnologias utilizadas pelas fontes de informação de preço, previsão de safra e mercado de café. As análises basearam-se nos fundamentos teóricos da informação de mercado e na tecnologia da informação. Como procedimento, delineou-se um modelo analítico-estatístico para análise da previsão de safra e elaborou-se questionários e roteiros de entrevistas estruturados para a busca de informações complementares. Os resultados mostram que os sistemas de informação de preço e mercado, apesar de tecnologicamente avançados, são, no entanto, pouco efetivos, especialmente para os segmentos da produção e consumo. A previsão de safra é de pouca confiabilidade e pouco conhecimento, exceto dos segmentos mais informatizados. O surgimento do sistema de previsão oficial tem conferido maior credibilidade à mesma. A pequena efetividade dos sistemas e das tecnologias de informação no mercado de café avaliados nesse estudo permite as seguintes recomendações: uso mais intenso e repetido da televisão e jornais como meios de divulgação de informações do mercado do café; reformulações no formato da informação de mercado pela internet; maior transparência das metodologias utilizadas pelas empresas que fazem previsão de safra; maior padronização e formatação mais adequada da informação de preço e mercado de café, principalmente visando cafeicultores e consumidores de café.
Descrição:
Trabalho apresentado no Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil (3. : 2003 : Porto Seguro, BA). Resumos. Brasília, D.F. : Embrapa Café, 2003.