Manejo integrado de pragas e doenças do café arábica

Resumo

O objetivo desta publicação é trazer informações sobre a biologia e as recomendações necessárias para a adoção do manejo integrado dos problemas fitossanitários que afetam a cultura do café arábica. A incidência e a severidade dos problemas causados por estresse biótico podem variar de acordo com o ambiente, o patógeno e a suscetibilidade do hospedeiro. Assim, os problemas sanitários de uma cultura podem variar com o tempo, sendo necessários constantes monitoramentos. Nesse trabalho, foram elencadas as principais pragas e doenças que ocorrem nos maiores estados produtores, considerando a diversidade de cultivo em diferentes regiões cafeeiras do Brasil. São relatadas as medidas de controle, a situação atual e potencial de agravamento. E para maior praticidade do leitor, é apresentada na seção final desta publicação uma síntese das diretrizes de manejo para cada uma das pragas e doenças descritas.

Descrição

Palavras-chave

Ceratitis Capitata, Coccus Viridis, Cochonilha, Doença de Planta, Hypothenemus Hampei, Leucoptera Coffeella, Manejo, Oligonychus Ilicis, Praga de Planta, Quesada Gigas, Coffea arabica

Citação

CAIXETA, E. T. et al. Manejo integrado de pragas e doenças do café arábica. Brasília: Embrapa Café, Circular técnica, n. 8. 2024. 35 p.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por