Avaliação do cloreto de benzalcônio no controle da ferrugem (Hemileia vastatrix Berk. & Br.) do cafeeiro (Coffea arabica L.)

Imagem de Miniatura

Data

2009

Autores

Martins, Adriana Novais
Silveira, Arlindo Pinheiro da
Furtado, Edson Luiz

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Grupo Paulista de Fitopatologia

Resumo

Com o objetivo de avaliar o desempenho do cloreto de benzalcônio em programas de tratamento com fungicida cúprico e epoxiconazole, no controle da ferrugem (Hemileia vastatrix Berk. & Br.) do cafeeiro (Coffea arabica L.), foi conduzido um experimento no município de Garça, SP. Foram utilizados cafeeiros do cultivar Mundo Novo 388-6-20, plantados no espaçamento de 4,0 x 1,5 m (1.666 covas/ha). Os resultados obtidos mostraram que aplicação de um fungicida triazol foi fundamental para o controle da ferrugem, considerada a principal doença da cultura. Programa de tratamento com cloreto de benzalcônio aplicado entre dezembro e fevereiro, em intervalos de trinta dias associado ao epoxiconazole aplicado em março, apresentou bom resultado no controle da doença. A utilização de oxicloreto de cobre associado ao epoxiconazole proporcionou maior retenção foliar. Estudos complementares devem ser realizados em outras localidades e lavouras com diferentes cargas pendentes, para que o cloreto de benzalcônio possa ser incluído como componente no manejo da ferrugem do cafeeiro.

Descrição

Palavras-chave

Manejo fitossanitário, Efeito tônico, Fungicidas triazóis, Fitotoxidez

Citação

MARTINS, A. N.; SILVEIRA, A. P.; FURTADO, E. L. Avaliação do cloreto de benzalcônio no controle da ferrugem (Hemileia vastatrix Berk. & Br.) do cafeeiro (Coffea arabica L.). Summa Phytopathologica, Botucatu, v. 35, n. 2, p. 143-145, abr./jun. 2009.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por