O objetivo do trabalho foi identificar como ocorre o processo de geração, difusão e adoção de Máquinas e Equipamentos Agrícolas na cafeicultura. Para atender a esse objetivo optou-se por uma abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso. Foram analisadas empresas do setor e representantes de uma cooperativa de café. Os resultados mostraram que o processo de geração de Inovação Tecnológica é realizado basicamente pela própria empresa e por meio de parcerias com fornecedores e clientes. Institutos de pesquisa, concorrentes ou outras instituições não se constituíram parceiros no processo de geração de inovações. O principal motivo para a realização de atividade inovativa pelas empresas estudadas reside no alto nível de concorrência existente no setor. Outro fator considerado importante foi o atendimento às necessidades e desejos dos consumidores. Observou-se que a principal forma de difusão da inovação ocorre pela participação em feiras e eventos. A realização de testes dos produtos na propriedade dos clientes consiste em outro meio utilizado para a difusão da inovação. Do lado dos produtores de café, a difusão de ocorre por meio da troca de informações diretas e pessoais. Entre os produtores estudados a difusão de tecnologias é feita, muitas vezes, pela cooperativa através de palestras aos associados. O processo de adoção encontra diversas barreiras a serem ultrapassadas, mas dois fatores podem ser destacados: o preço da mão-de- obra e o preço de venda do café. Esses dois fatores são decisivos para a tomada de decisão do produtor.
Remove selected
The project‟s object was to identify how the generation, diffusion and adoption process of agriculture machinery and equipments occur in the coffee production. In order to achieve this goal, a qualitative approach was chosen through a case study. The sector companies and coffee cooperative members were analyzed. The results showed that the technology innovation and generation process is accomplished, mainly by the company itself and through partnership with suppliers and clients. Research institutes, competitors or other institutions did not participated in the innovation and generation process. The main reason for innovative activity accomplished by the studied companies is the high level of competition in the sector. Another factor considered important was the accomplishment of the consumer‟s necessities and wishes. It was observed that the best way of innovation diffusion take place in the participation of events and fairs. The client‟s properties products testing is another way used in the innovation diffusion. By the farmer‟s side, the diffusion takes place through the direct and personal information trade. Among the coffee growers studied, the technology diffusion takes place, many times, by the cooperative, through conferences offered to them. The adoption process meets several challenges to be overdone, but two factors can be outstanding: The labor cost and sales coffee price. These two factors are crucial for the grower making- decision.