O presente trabalho trata da trajetória de um indivíduo singular, o fotógrafo Hidetaka Hasegawa, que com sua família veio para o Brasil no ano de 1938, trabalhar na agricultura de café assim como a maioria dos imigrantes japoneses, e, na constante busca pela realização de seus anseios volta para a vida urbana, especificamente na cidade de Adamantina-SP, retomando um ramo de atividade específico da modernidade: a fotografia, uma atividade que sua família possuía ainda no Japão, mas teve que se converter a um ofício rural para adentrar em terras brasileiras. Nesse aspecto, a trajetória de um indivíduo singular e suas situações de sociabilidades trarão elementos significativos para uma análise de suas fotografias como objeto de estudo, permitindo uma leitura dessas imagens e possibilitando com isso, observar os traços do imaginário social de progresso da cidade de Adamantina – S.P., sob o olhar de um imigrante japonês em um contexto social que aponta para a emergência de um novo modo ser japonês no Brasil. Assim, o objetivo da pesquisa é problematizar como se dá a articulação entre fotografia, trajetória e contexto social na construção deste novo modo de ser japonês, e através do uso e funções da fotografia, além das estratégias para a manutenção de sua profissão como fotógrafo da cidade, observar as transformações e permanências no modo de viver e ser desse imigrante nesse processo contínuo de absorção e integração dos japoneses na sociedade brasileira. Possuindo como veio condutor de todo esse processo a fotografia e sua prática fotográfica, atrelado aos novos campos de possibilidades que a cidade de Adamantina ofertava e se inserindo nas figurações que compõem essa trama social, constrói, fortalece e efetiva o imaginário social de progresso da cidade através de suas mais variadas produções fotográficas.
This paper deals with the trajectory of a single individual, the photographer Hidetaka Hasegawa, who came with his family to Brazil in 1938, working in agriculture coffee as most Japanese immigrants, and in constant search for conducting their concerns back to urban life, specifically in the town of Adamantina-S.P., retaking a specific activity of modernity: photography, an activity that your family had yet in Japan, but had to be converted to an office to go into rural Brazilian lands. In this respect, the trajectory of a single individual and their situations will bring significant elements of sociability to an analysis of his photographs as objects of study, allowing a reading of these images and enabling it to observe the traces of imaginary social progress of the town of Adamantina – S.P., under the gaze of a Japanese immigrant in a social context that points to the emergence of a new way to be Japanese in Brazil. The objective of the research is to discuss ways in which the relationship between photography, trajectory of a single individual and social context in the construction of this new mode of being Japanese, and through the use and functions of photography, in addition to strategies for the maintenance of his profession as photographer in the town, observing the changes and continuities in the way of living and being in this ongoing process of immigrant absorption and integration of the Japanese in Brazilian society. Possessing came as conductor of this whole process photography and photographic practice, linked to new fields of possibilities that the city of Adamantina – S.P offers and inserting in figurations that comprise the social fabric, builds, strengthens and effective social imaginary of the city's progress through its various photographic productions.