A formação de preço do café especial consiste emumaanálise complexa da estimação decustos e dos fatores internos e externos que contribuem e afetam a lucratividade; portanto, para o alcance da assertividade, faz-se necessária a utilização de um sistema de suporte à decisão. O café especial apresentou um crescimento expressivo no Brasil no final do século XX, resultando, atualmente, em maisde 10% da comercialização do produto. O produto despertou o interesse dos produtores brasileiros por possibilitar a negociação de preço baseado no valor do produto, aumentando alucratividade. O preço do café especial não está relacionado diretamente à Bolsa de Valores, portanto, o produtor possui uma maior flexibilização para a formação de preço, o que tem gerado uma falta de esclarecimento dos critérios utilizados. Esta dissertação aborda, de forma descritiva e exploratória, a estimação de custos e formação de preços para a exportação de cafés especiais, por meio de um estudo de caso na cooperativa Sancoffee. Como contextualização da pesquisa são apresentados: os fatores que contribuíram para o avanço do café especial em Minas Gerais, a estrutura do mercado no Brasil e as estratégias mercadológicas utilizadas nestemercado. Por meio da estimação de custos são identificados os custos logísticos e os custos de comercialização para a exportação de cafés especiais. Com a utilização de técnicas da pesquisa qualitativa, descreve-se o processo decisório de formação de preço dos cooperados que comercializam o produto e realiza-se a identificação dos fatores queagregam valor ao café especial para a formação de preço à exportação. Como produto desta dissertação apresenta-se um sistema de apoio à decisão que foi desenvolvido para ser um instrumento no processo de estimação de custos e formação de preço docaféespecial para a comercialização internacional. O sistema de apoio à decisão integra as informações obtidas na pesquisa e representa uma evolução no sistema de informação da cooperativa Sancoffee.
The pricing of special coffee consists of a complex analysis of cost estímation and internai and externai factors that contribute and affect profitability; therefore, to reach pricing assertiveness, the use of a decision support system becomes necessary. Special coffee production increased inBrazil at the end of the XX century, resulting currently in more than 10% of the product commercialization. Special coffee became interesting to the Brazilian producers for making possible a price negotiation based on the value of the product, increasing the profitability of the producer. The price of the special coffee is not directly related to the mercantile exchange, therefore, the producer hasa larger pricing flexibility, which led to a lack of clarification of thecriteria used for pricing thespecial coffee. This dissertation approaches, in a descriptive and exploratory form, the cost estímation and price construction for the exportation ofspecial coffees, through a case study inthe Sancoffee cooperatíve. As contextualization of the research is presented: the factors thatcontributed for the advance of special coffee in Minas Gerais, the market structure used for special coffee in Brazil, and marketing strategies in the special coffee market. By means of the cost estímation, logistic and commercialization costs for the exportation ofspecial coffees are identified. With the use ofqualitative research techniques, this dissertation presents the pricing decision process of the members of the cooperatíve and identifies the factors that aggregate value to special coffee for the exportation price construction. As a product of this dissertation, this dissertation presents a decision support system for the cost estímation and pricing of special coffee for international commerce. The decision support system integrates the information obtained in theresearch and provides anevolution intheinformation system ofthe Sancoffee cooperatíve.