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Qualidade de cafés especiais: uma avaliação sensorial feita com consumidores utilizando a técnica MFACT

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dc.contributor.author Ossani, Paulo César
dc.contributor.author Cirillo, Marcelo Ângelo
dc.contributor.author Borém, Flávio Meira
dc.contributor.author Ribeiro, Diego Egídio
dc.contributor.author Cortez, Ricardo Miguel
dc.date.accessioned 2019-01-22T17:12:44Z
dc.date.available 2019-01-22T17:12:44Z
dc.date.issued 2017-01
dc.identifier.citation OSSANI, P. C. et al. Qualidade de cafés especiais: uma avaliação sensorial feita com consumidores utilizando a técnica MFACT. Revista Ciência Agronômica, Fortaleza, v. 48, n. 1, p. 92-100, jan.-mar., 2017. pt_BR
dc.identifier.issn 1806-6690
dc.identifier.uri http://dx.doi.org/10.5935/1806-6690.20170010 pt_BR
dc.identifier.uri http://www.sbicafe.ufv.br/handle/123456789/11024
dc.description.abstract A qualidade sensorial de cafés especiais, cujas características se relacionam com o meio geográfico é apreciada pelo setor produtivo e o mercado, no qual, uma relação comercial é pautada na livre escolha, por parte do consumidor e na agregação de valores e diferenciação de preços em função da qualidade do produto. Neste cenário, focar as tendências dos consumidores é primordial para que um café seja diferenciado em relação aos demais; para isso, novas metodologias de análise devem ser exploradas para que os resultados sejam dignos de contemplaram inúmeros fatores inerentes às particularidades de cada consumidor e/ou produto. Com esse propósito, o objetivo desse artigo é propor o uso da técnica de múltiplos fatores aplicada a tabelas de contingência (MFACT), em dados categorizados obtidos em um experimento sensorial realizado com diferentes grupos de consumidores com a finalidade de identificar similaridades entre quatro cafés especiais. Concluiu-se que o uso dessa técnica é viável, por permitir discriminar os cafés especiais produzidos em diferentes ambientes (altitudes) e processamentos, considerando a heterogeneidade entre os consumidores envolvidos na análise sensorial. pt_BR
dc.description.abstract The sensory quality of specialty coffees, whose characteristics are related to the geographical environment, is appreciated by both the productive sector and the market, where the commercial relationship is guided by free choice on the part of the consumer, and the added value and price differentiation which depend on the quality of each product. In such a scenario, focusing on consumer trends is fundamental if one coffee is to be seen as different to the others. For that reason, new methods of analysis should be investigated so that the results are able to take into account the many factors which are inherent to the peculiarities of each customer and/or product. To that end, the aim of this paper is to propose the use of a technique of Multiple Factor Analysis for Contingency Tables (MFACT) on categorised data from a sensory experiment conducted with different groups of consumers, for the purpose of identifying similarities between four speciality coffees. It was concluded that the use of this technique is feasible, as it allows discrimination of specialty coffees produced in different environments (altitudes) and processing methods, considering the heterogeneity between consumers involved in the sensory analysis. pt_BR
dc.format pdf pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Ceará pt_BR
dc.relation.ispartofseries Revista Ciência Agronômica;v. 48, n. 1, p. 92-100, 2017;
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject Altitude pt_BR
dc.subject Análise de correspondência pt_BR
dc.subject Consumidores pt_BR
dc.subject Processamento pt_BR
dc.subject.classification Cafeicultura::Qualidade de bebida pt_BR
dc.title Qualidade de cafés especiais: uma avaliação sensorial feita com consumidores utilizando a técnica MFACT pt_BR
dc.title Quality of specialty coffees: a sensory evaluation by consumers using the MFACT technique pt_BR
dc.type Artigo pt_BR

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