A desregulamentação do mercado cafeeiro na década de 1990, marcada pelo fim do Instituto Brasileiro do Café e pela queda vertiginosa dos preços desencadeou uma mudança no arranjo institucional do setor cafeeiro que, somada ao novo padrão de consumo, corroboraram a formação do segmento de cafés especiais. Nesse contexto de crise, os produtores, principalmente de menor porte, encontraram na produção dos cafés especiais uma alternativa competitiva para agregação de valor para a qual foram fundamentais o desenvolvimento tecnológico e a construção de um novo arranjo institucional. Relacionados a atributos de qualidade superior, produção sustentável e comércio solidário esses cafés conseguem obter preços prêmios no mercado internacional. A estratégia de diferenciação desses cafés contou com forte apoio das instituições que, em parte emergiram desse novo nicho de mercado e de instituições que já atuavam na atividade cafeeira tradicional passando a ter como foco estratégias para o desenvolvimento dos cafés de qualidade. A referência conceitual para a análise revolve aspectos da competitividade que superam os princípios da dotação de fatores. Alternativamente, esta análise está ancorada na literatura neoschumpeteriana e neoinstitucionalista para tratar dos processos inovativo e organizacional inerentes à produção e comercialização de cafés especiais.
The deregulation of the coffee market in the 1990 ́s, marked with the end of the Brazilian Coffee Institute, and the fall in the commodities prices, initiated an institutional change in the coffee sector, that allied with the new consumption pattern, reinforced the formation of the specialty coffee segment. Considering the economic environment of crisis, producers, especially the small ones, found in the production of specialty coffees a competitive alternative to aggregate value that was fundamental for the technological development and the construction of a new institutional design. Relating important attributes like: sustainable production, superior quality, and solidary commerce, these coffees can achieve premium prices in the international market. The discriminating strategy used in this sector, relied on the support of institutions that emerged from this new market branch, and from institutions that where already operating in the traditional coffee activity, know focusing on strategies for the development of quality coffees. The conceptual reference used in the study, rotated toward competitiveness aspects that overcome the theory of endowment factors. The analysis is based on the neo-Schumpeterian and the neo- Institucionalist literature to approach the innovative and organizational processes, inherent to the production and commercialization of the specialty coffees.