O Sistema Agroindustrial do café, após décadas de regulação estatal, tornou-se uma atividade econômica descentralizada. Essa situação compeliu grande parte dos atores da cadeia produtiva a recorrer aos sistemas auto regulatórios oferecidos por agências de certificação, as quais possuem critérios e procedimentos específicos. No entanto a diversidade de critérios das agências não oferecem recursos capazes de garantir uma gestão eficiente da estrutura de governança. Há necessidade de reduzir a assimetria de informações, o que é possível através do compartilhamento de dados compatível com o recurso de rastreabilidade da produção. O presente trabalho se apoia nesse problema contextualizado, baseando-se na Teoria dos Custos de Transação e no uso de metodologias de pesquisa qualitativas e quantitativas. A primeira parte do trabalho busca conhecer os procedimentos requeridos pelas principais agências de regulação no Brasil, com perspectiva de sublinhar as semelhanças e compatibilidades existentes entre elas, o que foi alcançado após análise das normas e comparação de similaridades. Em seguida é registrado o funcionamento e a estrutura da rastreabilidade do café, como forma de identificar, por meio da observação, análise documental e bibliográfica, os sistemas em vigor e as informações rastreáveis em sintonia com as recomendações das certificadoras de café. Por fim, buscou criar um modelo de rotulagem que permita gerar e compartilhar informações sobre o produto desde o campo até a venda para consumo. As informações obtidas nas etapas anteriores serviram de base para coleta de dados com os agentes da cadeia produtiva, por meio de um questionário estruturado aplicado a 618 agentes da cadeia produtiva, cujas respostas foram tratadas por métodos multivariados de análises estatísticas. Os resultados permitiram concluir que os agentes da cadeia são favoráveis a inclusão e compartilhamento de informações referentes à produção rural e dados econômicos e ambientais. Tal conhecimento possibilitou elaborar um modelo de rotulagem onde o compartilhamento de informações pelos agentes seja um mecanismo eficiente para amenizar os problemas de governança identificados.
The Agroindustrial System coffee after decades of state regulation has become a decentralized economic activity. This situation compelled most of the actors in the production chain to resort to self regulatory systems offered by certification agencies, which have specific criteria and procedures. However the diversity criteria of the agencies do not offer resources able to ensure efficient management of the governance structure. There is a need to reduce the asymmetry of information, which is possible through the sharing of data compatible with the production tracking feature. This work is supported in this contextualized problem, based on Transaction Cost Theory and the use of qualitative and quantitative research methodologies. The first part of the work seeks to know the procedures required by leading regulatory agencies in Brazil, with perspective to emphasize the similarities and compatibilities between them, which was reached after analysis of standards and comparison of similarities. Next is registered the operation and the coffee traceability of the structure, in order to identify, through observation, documental and bibliographical analysis, the systems in place and traceable information in line with the recommendations of the coffee certification. Finally, he sought to create a labeling model that allows to generate and share information about the product from the field to the sale for consumption. The information obtained in the previous steps were the basis for data collection with the production chain agents through a structured questionnaire administered to 618 agents of the production chain, whose answers were treated by multivariate methods of statistical analysis. The results showed that actors in the chain are in favor of inclusion and sharing information related to rural production and economic and environmental data. This knowledge enabled develop a labeling model where the information sharing agents is an efficient mechanism to mitigate the governance problems identified.