Artigo 1 - A qualidade sensorial de cafés especiais, cujas características se relacionam com o meio geográfico, é apreciada pelo setor produtivo e o mercado, no qual, uma relação comercial é pautada na livre escolha, por parte do consumidor e na agregação de valores e diferenciação de preços, em função da qualidade do produto. Neste cenário, focar as tendências dos consumidores é primordial para que um café seja diferenciado em relação aos demais. Para isso, novas metodologias de analise devem ser exploradas, para que os resultados sejam dignos de contemplar inúmeros fatores inerentes as particularidades de cada consumidor e/ou produto. Com esse propósito, neste trabalho buscou-se propor o uso da técnica de múltiplos fatores, aplicada a tabelas de contingência (MFACT), em dados categorizados obtidos em um experimento sensorial realizado com diferentes grupos de consumidores, com a finalidade de identificar similaridades entre quatros cafés especiais. Concluiu-se que o uso dessa técnica é viável, por permitir discriminar os cafés especiais produzidos em diferentes ambientes (altitudes) e processamentos, considerando a heterogeneidade entre os consumidores envolvidos na análise sensorial. Artigo 2 - A importância do café assume posição de destaque no cenário socioeconômico brasileiro, pois, além de ser relevante na geração empregos, e em toda economia, de modo direto ou indireto, também são importantes as relações sociais, sendo consumido por hábito e prazer, indi- cando que as motivações para o seu consumo estão associadas aos hábitos e aos costumes brasileiros. Assim, o estudo da percepção dos consumidores é uma ferramenta importante para a identificação das motivações nos processos de compra do café, nos diferentes segmentos desse mercado. Entretanto, ao considerar grupos de variáveis qualitativas, em uma abordagem, multivariada, as técnicas estatísticas usuais são limitadas ou inviáveis para descrever adequadamente o perfil sensorial dos consumidores. Tendo esse fato como premissa, este trabalho foi realizado com o objetivo de apresentar a técnica de múltiplo fatores (MFA), no estudo do perfil de consumidores de café, em uma pesquisa de opinião pública aplicada a um grupo de consumi- dores localizados na cidade de Varginha, MG. Concluiu-se que o uso dessa técnica é viável, por permitir discriminar as percepções dos consumidores de cafés.
Paper 1 - The sensorial quality of specialty coffees, the characteristics of which are related to the geographic area is enjoyed by the productive sector and the market, in which, a commercial relationship is ruled on free choice, on the consumer's part and price differentiation owing to the product quality. In this scenario, to focus consumers” trends is primordial for a coffee to be distinct in relation to the others, for that purpose, new analysis methodologies should be exploited for the results to be worthy to behold a number of factors inherent the particularities of each consumer and/or product. With the purpose, the objective of that work is to propose the use of the multi-factor technique applied to contingency tables (MFACT), in data categorized obtained in a sensorial experiment conducted with different groups of consumers with the purpose of identifying similarities among four specialty coffees. It follows that use of that technique is viable for allowing discriminating the specialty coffees produced in different places (altitudes) and processings, considering heterogeneity among the consumers involved in the sensorial analysis. Paper 2 - The importance of coffee takes over leading position in the Brazilian socioeconomic scenario, for in addition to be relevant in the generation of employment and in the economics of either direct or indirect way, the social relationships are also important, its being consumed by habit and pleasure, indicating that the motivations to its consumption is associated to the Brazilian habits and costumes. So, the study of the consumers' perception is an important tool to the identification of the motivations in the coffee purchase processes in the different segments of this market. However, in considering groups of qualitative variables, in multivariate approach, the usual statistic techniques are limited or unviable to describe adequately consumers' sensorial profile. Having this fact as a premise, that work intends to present a multi-factor technique (MFA), in the study of the coffee consumers” profile in a study of public pool applied to a group of consumers localized in the city of Varginha - MG. It follows that the use of this technique is viable, for allowing discriminating the coffee consumers' perceptíons.