Novos padrões de consumo foram criados nas últimas décadas, uma vez que se intensificou a demanda por produtos que, na sua elaboração, respeitem as leis trabalhistas e ambientais. A diferenciação do produto por meio da qualidade ou da responsabilidade social e ambiental faz com que o produto entre em outro tipo de mercado, mais exigente. Dessa forma, essa diferenciação torna-se uma estratégia para a empresa obter vantagens pela valorização do seu produto ou serviço. Esta pesquisa busca fazer uma análise do papel de uma mudança institucional, a certificação do café, sobre o processo de adoção de novas tecnologias, verificando como está a percepção dos proprietários sobre mudanças nas rotinas administrativas, variação na qualidade e produtividade do produto, variação da inovação tecnológica após a certificação de café, e do efeito de demais políticas públicas sobre a inovação tecnológica. Averiguando se as variáveis: escolaridade, quem administra a propriedade, tempo de certificação e tamanho da propriedade, estariam influenciando na percepção dos proprietários as respeito do efeito da certificação. Tendo em vista que a adoção das normas da certificação constitui uma opção do produtor que busca diferenciar a sua produção como um meio de obter mais lucro, pretende verificar se o produtor ao participar do programa Certifica Minas estaria sofrendo alguma influência na adoção de novas tecnologias e, desse modo, na inovação do setor cafeeiro de Minas Gerais. A conclusão obtida pela pesquisa é que a certificação de café tem efeitos sobre as práticas administrativas da propriedade, sobre a qualidade final do produto, sobre a produtividade e também sobre a adoção de tecnologias nas propriedades cafeeiras; porém, ela recebe influência de demais políticas públicas. A percepção do efeito da certificação sobre a inovação tecnológica varia de acordo com o nível de escolaridade, tempo de certificação, quem administra a propriedade e o tamanho da propriedade. Sendo que há maior percepção do efeito da certificação nas propriedades com maior nível de escolaridade, quando administrada por outros que não o proprietário, com maior tempo de certificação e quanto maior a propriedade.
New consumption patterns were created in recent decades, since intensified the demand for products in its development, respect labor and environmental laws. Product differentiation through quality and social and environmental responsibility makes the product come into another type of market demanding. Thus, this differentiation becomes a strategy for the company to obtain benefits for the valuation of your product or service. This research attempts to analyze the role of institutional change, the certification of coffee, about the process of adoption of new technologies, is investigating how the perception of owners about changes in administrative routines, variation in the quality and productivity of product variation technological innovation after the certification of coffee, and the effect of other public policies on technological innovation. Ascertaining whether the variables: education, who manages the property, certification time and size of the property, would influence the perception of the owners about the effect of certification. Given that the adoption of certification standards is an option of the holder who seeks to differentiate its production as a means of obtaining more profit, you want to check if the producer to participate in the program Certifica Minas was suffering some influence on the adoption of new technologies and thus innovation in the coffee sector of Minas Gerais. The conclusion obtained by the research is that the coffee certification has effects on the administrative practices of the property, on the final product quality, the productivity and also on technology adoption in coffee farms; however, she receives the influence of other public policies. The perception of the effect of certification on technological innovation varies with the level of education, certification time, who manages the property and the size of the property. And there is greater awareness of the effect of certification on properties with higher levels of education, when administered by other than the owner, with longer and higher certificationownership.