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Criação do curso superior de Tecnologia em Cafeicultura na escola Agrotécnica Federal de Machado - MG: do proposto ao vivido

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dc.contributor.advisor Sousa, José Vieira de
dc.contributor.author Silvestre, Ivânia Maria
dc.date.accessioned 2019-07-11T14:09:02Z
dc.date.available 2019-07-11T14:09:02Z
dc.date.issued 2010-06
dc.identifier.citation SILVESTRE, I. M. Criação do curso superior de Tecnologia em Cafeicultura na escola Agrotécnica Federal de Machado - MG: do proposto ao vivido. 2010. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília. 2010. pt_BR
dc.identifier.uri http://www.sbicafe.ufv.br/handle/123456789/11730
dc.description Dissertação de mestrado defendida na Faculdade de Educação - Universidade de Brasília. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo objetiva desvelar como ocorreu a criação do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura, primeiro curso superior na Escola Agrotécnica Federal de Machado, hoje Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, no período de 2005 a 2008, a partir da percepção dos atores envolvidos nos processos de instalação e implementação. O estudo parte de uma reflexão sobre o mundo do trabalho e suas formas de organização no regime capitalista, que ao longo do tempo se efetivam e se transformam, trata-se ainda da interferência dessas concepções no campo educacional. Em seguida, ressalta a trajetória da atividade agrícola no Brasil; o surgimento e evolução do ensino agrícola, a política para educação profissional a partir dos anos 1990 e os cursos superiores, com ênfase na implantação dos cursos superiores de tecnologia. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de natureza interpretativa, constituindo-se em um estudo de caso. As técnicas de coleta de dados foram a análise documental, a entrevista semi-estruturada e o grupo focal. O estudo contou com dezenove interlocutores, sendo cinco gestores, nove professores e cinco alunos. Os principais resultados apontam que para a criação do CSTC na EAFM levaram-se em consideração os instrumentos legais, as orientações e aspectos favoráveis da instituição. No entanto, os interlocutores demonstram um entendimento empírico/restrito sobre o que envolve a criação do curso superior de tecnologia, atendo-se, principalmente a cumprir as questões burocráticas dos processos, as quais se efetivaram sem uma avaliação interna mais sistemática sobre os mesmos. Assim evidenciou-se a necessidade de capacitação para implantar e atuar no curso superior de tecnologia, de consulta mais ampla ao mercado de trabalho para elucidar demanda, como também na participação efetiva da comunidade local e regional durante todo o processo. Ressalta-se que esses problemas também já haviam sido detectados quando a proposta original de implantação dos CST nos anos setenta. pt_BR
dc.description.abstract This study aims to reveal how the creation occurred Course of Technology Coffee Culture (CTCC) in the first degree course at the Agrotécnica Federal Machado School (AFMS), today Federal Institute of Southern Minas Gerais in the period 2005-2008, from the perspective of the actors involved in installation processes and implementation. The study is a reflection on the world of work and its forms of organization in the capitalist system, which all time has been changing and it became effectively, it interferes on these concepts in education. Then it highlights the trajectory of agricultural activity in Brazil, the emergence and evolution of agricultural education, policy for vocational education from the 1990s and higher education courses with emphasis on the deployment of technology degree courses (TDC). The methodology used was qualitative research interpretive in nature, thus becoming a case study. The techniques of data collection were document analysis, the semi-structured interviews and focus groups. The study included nineteen speakers, including five managers, nine teachers and five students. The main results show that for the establishment of the CTCC in AFMS took into account the legal instruments, guidelines and positive aspects of the institution. However, the interlocutors demonstrate an understanding empirical / restricted on that involves the creation of the course of technology, by sticking mainly to meet the issues of bureaucratic processes, which we accomplished without a more systematic internal evaluation on them. Thus it became clear the need to deploy and operate in the training course of technology, wider consultation to labor market demand to elucidate, as well as the involvement of local and regional community effectively throughout all process. It is emphasized that these problems had also been detected when the original proposal for deployment of the TDC in the seventies. pt_BR
dc.format 181 folhas pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdade de Educação - Universidade de Brasília pt_BR
dc.subject Curso superior de Tecnologia em Cafeicultura pt_BR
dc.subject Educação profissional pt_BR
dc.subject Instalação pt_BR
dc.subject Implementação pt_BR
dc.subject.classification Cafeicultura::Extensão e inovação pt_BR
dc.title Criação do curso superior de Tecnologia em Cafeicultura na escola Agrotécnica Federal de Machado - MG: do proposto ao vivido pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR

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